Domingo (30) é dia de mais um passeio turístico à área rural de Rio Claro. Sucesso quando foi lançada em projeto-piloto no mês de fevereiro, a visita à região da Mata Negra acontece pela segunda vez e teve os lugares esgotados logo nos dois primeiros dias de reservas.
“Tivemos que providenciar um segundo microônibus devido a quantidade de interessados”, confirma Ronei Grella, da Secretaria Municipal de Turismo, lembrando que também é utilizado no passeio o ônibus do Estação Turismo. Inicialmente reservada para 60 pessoas, a visita contará com presença de mais de 70 turistas, inclusive com a presença estrangeira de um holandês.
Ariovaldo José Sêneda, autor de livro Memórias da Fazenda Angélica, também estará presente para falar aos convidados sobre histórias das propriedades daquela região.
A saída no dia 30 será às 8 horas, da antiga estação ferroviária. O roteiro do passeio inclui recepção na Mata Negra, visita ao casarão do Barão de Grão Mogol, na fazenda Vista Alegre, ao túmulo do barão, à Fazenda Angélica e ao Alambique Fuzuê, onde é preparada cachaça orgânica artesanal.
O cardápio também é variado. No café da manhã, café, leite, suco de frutas, chocolate quente, pão, manteiga, bolos, queijo e doces caseiros. No almoço será servido arroz, feijão, saladas, farofa, frango caipira ao molho, costelão, couve refogada, quibebe (purê de abóbora), polenta, sucos de frutas e doces caseiros.
Toda a renda do passeio é revertida para a comunidade do local, que organiza as visitas com apoio das Secretarias Municipais de Turismo e de Agricultura, Abastecimento e Silvicultura. O apoio é da empresa Rápido São Paulo.