Mais de duas mil pessoas assistiram a apresentação da Banda Marcial dos Fuzileiros Navais, quarta-feira à noite, na abertura das festividades dos 183 anos de Rio Claro. O público aprovou o evento, realizado no Estádio Municipal Augusto Schmidt Filho. “Foi maravilhoso, me emocionei com as músicas e a beleza das coreografias”, disse a auxiliar de serviços gerais Amélia Maria Silva. “Vim de ônibus lá do Cervezão para ver a banda e não me arrependi, foi muito bonito”, comentou a dona de casa Neusa Oliveira.
Considerada uma das maiores do mundo, a Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais confirmou a expectativa de sucesso dos organizadores. “Será um espetáculo inesquecível para quem gosta de música da melhor qualidade”, dizia antes da apresentação o secretário municipal de Turismo, Renê Neubauer.
Rosana Altimari e o prefeito Du Altimari ao lado dos músicos fuzileiros, em noite de gala na abertura do 183º aniversário de Rio Claro
A banda, que acaba de completar 202 anos, trouxe 130 militares que realizaram apresentações marcadas pela precisão das evoluções, todas criativas e simétricas. No final, os fuzileiros formaram o nome Rio Claro no gramado e, em homenagem aos 183 anos da cidade, cantaram, à capela, o Parabéns Pra Você, numa composição de Villa-Lobos.
Sob a regência do suboficial Cesáreo José Barbosa Neto, a apresentação da corporação ficou a cargo de seu relações públicas, 1º Sargento Robson Rodrigues Lopes.O repertório não poderia ter sido mais eclético: dos dobrados tradicionaisaos aos grandes sucessos populares brasileiros e do mundo, incluindo Aquarela do Brasil, Asa branca e Cisne Branco.
O prefeito Du Altimari, que participou do evento ao lado da esposa Rosana, disse que “a banda fez uma exibição que nos faz pensar na possibilidade de repetir a apresentação em outra oportunidade”.
Altimari observa que a programação de aniversário de Rio Claro foi elaborada com atividades para todos os gostos, para que toda a comunidade possa participar, e ressalta que o teatro com Elizabeth Savalla no dia 25, no Jardim Público, deverá ser outro destaque da programação. “Este teatro faz parte de nossa proposta de devolver a praça às famílias rio-clarenses”, afirma. Recentemente, a Orquestra de Ribeirão Preto se apresentou no Jardim, que passou por reformas que incluíram a recuperação da Fonte do Índio e do Lago da Diana.