MENU

accessible_forward Acessibilidade
22 de maio de 2010 Turismo

Novo passeio turístico à região da Mata Negra acontece no dia 30

    Estão abertos os agendamentos para o segundo passeio turístico à Mata Negra, região rural de Rio Claro. É a segunda atividade do gênero dentro do projeto da prefeitura de Rio Claro de estimular o turismo rural do município através da Estação Turismo, ação que também faz grande sucesso em passeios de ônibus pelos principais pontos turísticos na área urbana da cidade.

    Quem quiser conhecer mais de perto a riqueza cultural da Mata Negra pode reservar lugar no passeio que acontece no próximo dia 30, um domingo. O custo é de R$ 25,00 por pessoa e o total é de 60 lugares, distribuídos no ônibus do Estação Turismo e mais um microônibus. O valor dá direito, além do transporte, a um café da manhã típico da roça e a almoço caipira.

    A renda é revertida para a comunidade do local, que organiza os passeios com apoio das Secretarias Municipais de Turismo e de Agricultura, Abastecimento e Silvicultura. O apoio é da empresa Rápido São Paulo.

    A saída no dia 30 será às 8 horas, da antiga estação ferroviária. O roteiro do passeio inclui recepção na Mata Negra, visita ao casarão do Barão de Grão Mogol, na fazenda Vista Alegre, ao túmulo do barão, à Fazenda Angélica e ao Alambique Fuzuê, onde é preparada cachaça orgânica artesanal.

    O cardápio também é variado. No café da manhã, café, leite, suco de frutas, chocolate quente, pão, manteiga, bolos, queijo e doces caseiros. No almoço será servido arroz, feijão, saladas, farofa, frango caipira ao molho, costelão, couve refogada, quibebe (purê de abóbora), polenta, sucos de frutas e doces caseiros.

    Os agendamentos são feitos pela Secretaria Municipal de Turismo, na antiga estação ferroviária na rua um, número 1.100, Centro. Também é possível agendar pelos telefones (19) 3534-1051 e 3532-4117.

    Rio Claro começou a avançar no turismo rural a partir do trabalho conjunto entre produtores rurais e a prefeitura, por intermédio da Secretaria de Turismo e a de Agricultura, Abastecimento e Silvicultura, ainda no ano passado. Em fevereiro foi realizado projeto-piloto com visita ao bairro rural de Mata Negra, com grande sucesso. Mais de 60 pessoas puderam vivenciar os valores sócio-culturais da localidade, onde vivem cerca de 50 famílias distribuídas em oito mil hectares.

Pular para o conteúdo