MENU

accessible_forward Acessibilidade
08 de setembro de 2010 Turismo

Núcleo de Rio Claro já integra rede da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária

    O Núcleo de Rio Claro da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) foi homologado como representante da entidade no município, conforme decisão unânime da assembléia nacional da associação, realizada no dia 23 de julho deste ano. A decisão sacramentou pedido oficial do núcleo rio-clarense formulado à ABPF.

    A notícia foi bem recebida pela Secretaria de Turismo do município, que desde 2009 vem realizando diversas atividades na preservação da memória ferroviária, no ferreomodelismo e principalmente na restauração do prédio da antiga estação, onde funciona a secretaria. A diretoria executiva do Núcleo da ABPF no município tem como integrantes Eder Carlos Schnetzler (diretor administrativo), Alexandre Augusto Ferreira (diretor tesoureiro) e Samanta dos Santos Gomes (diretora de promoções).

    Aficionados pela ferrovia e ex-funcionários das empresas que escreveram a história da estrada de ferro em Rio Claro compõem o Núcleo local, que se reúne periodicamente na própria estação, mantendo viva a memória e planejando as ações que podem ser desenvolvidas para garantir que isto não se perca no futuro.

    Segundo a secretaria de Turismo e o governo municipal, a criação do Núcleo da ABPF no município fortalece projetos que já vêm sendo discutidos há algum tempo, com ampla participação da comunidade, pleiteando a montagem do Museu Ferroviário em Rio Claro. Colecionados particulares, ex-ferroviários e entidades que os representam têm peças e documentos suficientes para justificar a criação de um grande museu, com rico acervo de todas as etapas da história da ferrovia na cidade.

    O trabalho da ABPF no Brasil também é muito produtivo, contribuindo para a preservação e restauração de vagões antigos de carga, de passageiros, bem como de locomotivas e estações. A entidade, aliás, dispõe também de muitas informações e imagens em seu site (www.abpf.com.br) que podem ser utilizados para pesquisas ou mesmo para o conhecimento daqueles que não conviveram com os áureos tempos da ferrovia no Brasil, e especialmente, no estado de São Paulo e em Rio Claro. Para contatos com o núcleo rio-clarense da entidade utilize o email [email protected]

Skip to content