Com lotação completa – todos os 30 assentos ocupados, o ônibus do Projeto Estação Turismo, da Secretaria Municipal de Turismo de Rio Claro, partiu na tarde desta sexta-feira, do local onde está instalada a coordenação geral do 21º Campeonato Mundial de Balonismo, a Faculdade Anhanguera. A bordo, pilotos e equipes de apoio, de várias nacionalidades, que protagonizaram um dos passeios mais concorridos e divertidos já realizados pelo projeto. O circuito durou hora e meia, aproximadamente.
Depois de percorrerem alguns dos principais pontos turísticos da cidade, ouvindo do locutor, em inglês e português, um histórico sobre os pontos visitados, os passageiros encerraram esta aventura turística com uma longa parada na exuberante Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade, de longe o local mais elogiado pelos visitantes estrangeiros e brasileiros.
Na floresta, pilotos e seus assistentes fizeram uma visita monitorada, novamente recebendo informações relativas ao surgimento daquela reserva ambiental, sua história e curiosidades, inclusive científicas. A aprovação foi geral. “Todos ficaram realmente impressionados com a cidade, mas a visita à Floresta Estadual se destacou nos comentários dos pilotos estrangeiros, que não imaginavam se defrontar com um cenário tão bonito como este em sua estada no município”, observou Ronei Grela, que coordenou o passeio pela Secretaria de Turismo. “Alguns ficaram verdadeiramente emocionados com a visão da floresta, consideraram incrível aquele patrimônio ambiental e puderam compreender o carinho que os rio-clarenses sempre demonstraram por aquele espaço”, relatou.