Um trecho de aproximadamente 600 metros de linha férrea será recomposto ao longo da plataforma de embarque e desembarque da antiga estação ferroviária de Rio Claro. O pedido foi feito pelo prefeito Du Altimari à América Latina Logística (ALL) e recebeu resposta positiva, conforme confirmou o gerente de operações da empresa, Francisco Sabatini, que esteve reunido na manhã de quarta-feira com o prefeito.
“Com a recolocação dos trilhos naquele trecho, poderemos expor vagões e utilizar composições de transporte ferroviário para fins culturais e turísticos, mantendo nosso objetivo de valorizar nossa história e a importância dos trens para a sociedade rio-clarense”, comenta Altimari, que fez a solicitação a Marco Aurélio Hasselmann, do setor de projetos e infraestrutura da ALL.
De acordo com o gerente de operações Franciso Sabatini, existe a perspectiva de que, até o final deste ano, a colocação dos trilhos esteja concluída. “A ALL está disposta a colaborar com Rio Claro”, afirmou, informando que, entre os dormentes que ainda estão naquele trecho apenas cerca de 60 precisarão ser substituídos.
Os esforços da prefeitura pela preservação histórica, recuperando a memória ferroviária, têm ações paralelas à recomposição de trilhos ao longo da plataforma de embarque da antiga estação. O município também está providenciando a reforma da casa que fica na Rua 1 na altura da Avenida 5, que integra o complexo arquitetônico da estação, e a recuperação da casa de comando que fazia o controle do tráfego de trens na altura da Avenida 8.
Todas essas iniciativas integram o amplo programa de revitalização do Centro Histórico do município, que prossegue após o aterramento do antigo pontilhão da Rua 1 com Avenida 7. Agora, as obras seguem em nova etapa, com a implantação de uma praça de esportes, lazer e cultura ao longo da antiga estação ferroviária. Ao ampliar as alternativas em espaços de convivência, a prefeitura amplia a ocupação saudável daquela área, contribuindo para a segurança de quem transita e freqüenta o local.
“Além disso, Rio Claro ganha mais atrativos para o público de fora e também do próprio município que gosta de saber mais sobre a importante história construída pelo transporte ferroviário ao longo das décadas”, comenta o secretário de Turismo, Renê Neubauer, que participou do encontro desta quarta-feira ao lado da vereadora Maria do Carmo Guilherme.