MENU

accessible_forward Acessibilidade
22 de julho de 2014 Esportes

População sai às ruas para ver balões do Mundial

Rio Claro teve, no domingo (20), uma movimentação esportiva como há muito não se via. A cidade, que já viveu grandes movimentos no esporte, especialmente com o basquete e o futebol, ficou agitada logo pela manhã com os primeiros voos competitivos para o 21º Campeonato Mundial de Balonismo.

“Sei que Rio Claro já sediou outros campeonatos de balonismo, mas esta é a primeira vez que saio de casa para ver os balões”, disse a estudante Ivi Soares, próxima de um balão da equipe japonesa que havia acabado de aterrissar em terreno no Distrito Industrial.

Ivi não foi a única a ir para as ruas ver o espetáculo de cores e técnica oferecido pelos 60 pilotos de 22 países. A Defesa Civil de Rio Claro estimou em 35 mil pessoas o público que passou pela região do aeroclube, a de maior concentração das atividades do Mundial. À tarde, vários ônibus de turismo chegaram à cidade. Muitos visitantes vieram de carro, como o comerciante Arildo Tofanini, de São João da Boa Vista. “Nunca tinha visto nada assim antes, é muito bonito”, comentou.

No período da tarde, as calçadas em frente às casas ficaram tomadas por pessoas olhando para o céu. A partir das 17 horas, o trânsito nas regiões do Lago Azul, Jardim Floridiana e Distrito Industrial chegaram a ter alguns pontos de congestionamento com os carros, motos e bicicletas que acompanharam os balões até à aterrissagem. Não faltaram fotos e filmagens, inclusive do trabalho das equipes de resgate da competição.

“É um espetáculo emocionante, que me agradou muito, especialmente em ver as crianças tão felizes e interessadas em saber sobre o funcionamento dos balões”, comentou Gláucia Helena Humberto, que veio de São Paulo com a família para ver o 21º Mundial de Balonismo, em Rio Claro.

O campeonato prossegue até sábado, 26, com voos sempre em dois períodos, pela manhã e à tarde. No domingo, 27, a partir das 8h, as equipes farão um “voo Fiesta”, que marcará o encerramento oficial do evento.

Paralelamente às competições, serão realizadas apresentações culturais abertas ao público, na área ao lado do aeroclube. As apresentações serão da banda Hainika (pop-rock), Rafael Nalin e banda (sertanejo universitário), grupo Tá n’Área (samba e pagode) e grupo Sinha Flor (forró pé-de-serra).

Suíço lidera

Depois de 5 provas realizadas (manhã e tarde), o 21º Campeonato Mundial de Balonismo é liderado por um suíço, Stefan Zeberli (balão 37). Entre os dez primeiros colocados, estão três pilotos suíços, dois japoneses, dois austríacos, um alemão, um americano e Lupércio Lima, o brasileiro melhor colocado, em nono lugar.

Os brasileiros têm se destacado na competição. A primeira prova do Mundial foi vencida por Marcos Paulo da Silva, com Fabio Passos chegando em terceiro lugar na mesma prova.

Pular para o conteúdo