Rio Claro teve, no domingo (20), uma movimentação esportiva como há muito não se via. A cidade, que já viveu grandes movimentos no esporte, especialmente com o basquete e o futebol, ficou agitada logo pela manhã com os primeiros voos competitivos para o 21º Campeonato Mundial de Balonismo.
“Sei que Rio Claro já sediou outros campeonatos de balonismo, mas esta é a primeira vez que saio de casa para ver os balões”, disse a estudante Ivi Soares, próxima de um balão da equipe japonesa que havia acabado de aterrissar em terreno no Distrito Industrial.
Ivi não foi a única a ir para as ruas ver o espetáculo de cores e técnica oferecido pelos 60 pilotos de 22 países. A Defesa Civil de Rio Claro estimou em 35 mil pessoas o público que passou pela região do aeroclube, a de maior concentração das atividades do Mundial. À tarde, vários ônibus de turismo chegaram à cidade. Muitos visitantes vieram de carro, como o comerciante Arildo Tofanini, de São João da Boa Vista. “Nunca tinha visto nada assim antes, é muito bonito”, comentou.
No período da tarde, as calçadas em frente às casas ficaram tomadas por pessoas olhando para o céu. A partir das 17 horas, o trânsito nas regiões do Lago Azul, Jardim Floridiana e Distrito Industrial chegaram a ter alguns pontos de congestionamento com os carros, motos e bicicletas que acompanharam os balões até à aterrissagem. Não faltaram fotos e filmagens, inclusive do trabalho das equipes de resgate da competição.
“É um espetáculo emocionante, que me agradou muito, especialmente em ver as crianças tão felizes e interessadas em saber sobre o funcionamento dos balões”, comentou Gláucia Helena Humberto, que veio de São Paulo com a família para ver o 21º Mundial de Balonismo, em Rio Claro.
O campeonato prossegue até sábado, 26, com voos sempre em dois períodos, pela manhã e à tarde. No domingo, 27, a partir das 8h, as equipes farão um “voo Fiesta”, que marcará o encerramento oficial do evento.
Paralelamente às competições, serão realizadas apresentações culturais abertas ao público, na área ao lado do aeroclube. As apresentações serão da banda Hainika (pop-rock), Rafael Nalin e banda (sertanejo universitário), grupo Tá n’Área (samba e pagode) e grupo Sinha Flor (forró pé-de-serra).
Suíço lidera
Depois de 5 provas realizadas (manhã e tarde), o 21º Campeonato Mundial de Balonismo é liderado por um suíço, Stefan Zeberli (balão 37). Entre os dez primeiros colocados, estão três pilotos suíços, dois japoneses, dois austríacos, um alemão, um americano e Lupércio Lima, o brasileiro melhor colocado, em nono lugar.
Os brasileiros têm se destacado na competição. A primeira prova do Mundial foi vencida por Marcos Paulo da Silva, com Fabio Passos chegando em terceiro lugar na mesma prova.