Em reunião realizada quinta-feira, 8, no gabinete do prefeito Du Altimari, a vice-prefeita Olga Salomão recebeu o texto final do Plano de Desenvolvimento Turístico de Rio Claro, elaborado pela empresa Strategia Consultoria Turística, utilizando com subsídio trabalho de pesquisa realizado durante anos pelo turismólogo da Secretaria Municipal de Turismo, Ronei Grela.
Como já havia anunciado, dias atrás, na audiência pública que debateu o Plano com representantes de vários segmentos do setor, Olga confirmou que o documento será incorporado ao Plano Diretor do município. “Trata-se de um trabalho importante para Rio Claro, que vai nos oferecer um norte, uma somatória de ações que podem ser transformadas em políticas públicas para incrementar a economia local e regional”, avaliou.
A vice-prefeita acrescentou que o município tem “história, tradições culturais e capacidade para traçar um roteiro que contemple todos estes recursos, fazendo emergir nossas potencialidades”. “O Plano de Desenvolvimento Turístico nos dá este ponto de partida e estou certa de que saberemos aproveitar esta oportunidade que se apresenta a partir de agora”, concluiu ao parabenizar o secretário municipal de Turismo, Renê Neubauer, sua equipe e os técnicos da Strategia.
Ao discorrer sobre o conteúdo do Plano, o consultor da Strategia, Aristides Cury, observou que “a atividade turística é essencialmente distributiva de renda, traz benefícios para todos os setores envolvidos”. Sublinhou, contudo, que se trata, também, de “uma atividade que depende, fundamentalmente, das parcerias público-privadas para ser bem sucedida”, já orientando sobre como o Plano poderá ser aplicado em Rio Claro. Esclareceu, ainda, sobre a possibilidade de Rio Claro se inscrever e pleitear o título de “município de interesse turístico”, condição que possibilita a injeção de recursos de outras esferas governamentais na cidade para dinamizar o setor.
O secretário Renê Neubauer qualificou de “encorajadores” muitos dos resultados apresentados por Cury e a diretora da Strategia, Marta Poggi e Borges, decorrentes dos estudos, pesquisas, entrevistas e outras ferramentas da metodologia utilizada na elaboração. Neubauer destacou, por exemplo, a imagem que o turista leva de Rio Claro, ao apontar a hospitalidade dos rio-clarenses, a limpeza da cidade e o interesse despertado pelas atrações turísticas existentes com elevados percentuais de aprovação. “Temos um bom conceito, em várias aspectos, entre aqueles que nos visitam e fica fácil imaginar como esta boa imagem da cidade será reforçada quando melhorarmos a estrutura existente, criarmos outras atrações e desenvolvermos uma estratégia de marketing que coloque Rio Claro como um destino turístico conhecido e apreciado”, ponderou.
O Plano de Desenvolvimento Turístico de Rio Claro é considerado pelo prefeito Du Altimari uma “ferramenta importante para mobilizar a população e os vários segmentos do setor na perspectiva de se ampliar a estrutura turística existente, capacitar os profissionais que atuam na área e valorizar nossas potencialidades. Nosso patrimônio histórico, cultural e ambiental, e a qualidade de vida de Rio Claro devem ser compartilhados com os turistas”, afirmou.