Relatório divulgado esta semana pela coordenação do Projeto Estação Turismo, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Turismo de Rio Claro, evidencia que a atividade encontra ampla receptividade entre professores, estudantes e entidades preocupadas com a formação cidadã, com a preservação do meio ambiente, com a história e cultura do município e a valorização da qualidade de vida. Estes, aliás, são os objetivos do projeto que, em 2013, segundo o relatório, transportou 6.795 pessoas, a maioria estudantes. No total, conforme detalha o relatório, foram realizados 266 passeios, com média de 25,5 passageiros por viagem.
Dos 266 passeios, 97 tiveram como destino a Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade e o Museu do Eucalipto, enquanto 144 viagens passaram pela Usina-Parque Corumbataí e Aterro Sanitário. Em 14 ocasiões o ônibus do projeto fez o city tour completo e nove viagens foram dedicadas ao roteiro afro, criado recentemente. O local de captação da água que abastece a cidade também foi visitado duas vezes pela “jardineira” amarela do projeto.
“Conhecer a cidade que habitamos, seu patrimônio histórico e cultural, viajar no tempo, rastrear nossa identidade e, a partir daí, fortalecer nossa cidadania, o sentimento de pertencer à cidade, à sua história é fundamental para entrelaçarmos passado e presente e projetar nosso futuro”, afirma Ronei Grella, coordenador do projeto e responsável pelo Centro de Informações Turísticas de Rio Claro. Para as crianças, que representam a parcela mais significativa do público que utiliza o Projeto Estação Turismo, estes passeios também tem um efeito lúdico. “É só ver e ouvir a euforia e a alegria que elas manifestam quando fazem estes passeios, especialmente quando a jardineira do projeto percorre as ruas centrais de Rio Claro”, completa o secretário Renê Neubauer, titular da pasta de Turismo.
Durante as férias escolares também podem ser programados passeios do projeto Estação Turismo, tanto para o circuito completo quanto para o mini city tour. Os interessados devem formar grupos fechados com mínimo de 15 e máximo de 30 participantes e fazer contato com o Centro de Informações Turísticas pelo telefone 3525-1562. Recomenda-se que os participantes façam o passeio com roupas confortáveis, tênis, levem água e até mesmo lanches, caso queiram realizar um piquenique durante o trajeto.