MENU

accessible_forward Acessibilidade
05 de fevereiro de 2013 Turismo

Rio Claro amplia a estrutura para os desfiles das escolas de samba

Com novo local para a realização dos desfiles das escolas de samba, Rio Claro está ampliando neste ano toda a estrutura para receber o público regional que gosta de conferir de perto o trabalho das agremiações carnavalescas da cidade. Somando arquibancadas, camarotes e frisas, a capacidade de público vai praticamente dobrar neste ano em relação ao ano passado e, por isso, serviços como banheiros e transporte coletivo foram ampliados e readequados em comparação ao carnaval de 2012.

“A mudança dos desfiles da avenida Visconde para a rua 3-A permite que possamos oferecer uma estrutura mais adequada à dimensão de nosso carnaval, que cresceu muito nos últimos anos e precisa ser organizado de maneira condizente com o trabalho das escolas de samba e com a quantidade e padrão de exigência do público”, comenta o presidente da Comissão Organizadora do Carnaval (COC), José Renato Gonçalves.

Quem passa pela rua 3-A entre as avenidas 80-A e 50-A, nos bairros Jardim América e Arco-íris, área nordeste do município, já pode ter uma idéia das dimensões da estrutura que está sendo preparada para o carnaval 2013.

Enquanto no ano passado foram instalados 75 banheiros químicos na Avenida Visconde do Rio Claro, neste ano serão montadas 120 cabines na rua 3-A. O público terá mais facilidade de acesso aos sanitários, uma vez que parte deles será colocada em “áreas de serviço” montadas atrás das arquibancadas e camarotes, vantagem que será possível devido à nova localização, já que a estrutura ficará em amplo canteiro central. A outra parte dos banheiros será distribuída ao longo dos mil metros de extensão que soma a nova passarela do samba deste ano – 300 metros a mais do que foi montada até o ano passado na Visconde.

Outros números referentes aos principais itens da estrutura mostram claramente o crescimento do carnaval. Se em 2012 as arquibancadas tinham 4.500 lugares, neste desfile são 8.130 lugares. Cento e oitenta camarotes serão montados, exatamente o dobro do ano passado, e a quantidade de frisas (mesas cobertas com cinco cadeiras) instaladas em 2012 – 40 –, foi menos que a metade da deste ano – 90.

Com relação ao transporte coletivo, haverá uma linha diferenciada nos dias de desfile, a partir das 18 horas, que seguirá do terminal de ônibus urbano (na antiga estação ferroviária) para a passarela do samba na rua 3-A entre as avenidas 50-A e 80-A. O preço da tarifa nessa linha especial será normal – R$ 3,00, mas o usuário que pegar o ônibus em seu bairro e seguir até a antiga estação poderá embarcar no ônibus que segue do terminal até a passarela do samba fazendo a integração, ou seja, não pagará a segunda viagem. Para isso, deverá necessariamente utilizar o cartão do transporte coletivo.

Haverá também serviço diferenciado do transporte coletivo na hora da volta. Quatro linhas sairão da rua 3-A para as regiões mais afastadas da passarela do samba, em viagens que também custarão o valor normal da tarifa e vão começar 15 minutos após o término dos desfiles.

Pular para o conteúdo