Rio Claro está no Conselho Regional de Turismo. A entidade foi empossada na semana passada, em solenidade no Memorial da América Latina, e será fundamental às iniciativas voltadas ao cumprimento das metas de 2011 e 2012 para o desenvolvimento do setor no estado de São Paulo.
“É um importante passo para se pensar o turismo de forma ampla e permitir que o potencial turístico de várias regiões seja melhor explorado”, comenta o Secretário de Turismo de Rio Claro, Renê Neubauer. “Rio Claro será ativo nesse processo”, acrescenta.
O conselho é formado por quatro representantes de quatro instâncias turísticas regionais, a partir da definição da Secretaria de Esportes, Lazer e Turismo do Estado de São Paulo apresentada durante o Encontro Técnico de Regionalização de Turismo, na primeira quinzena de outubro, em Brotas.
A constituição do conselho regional está inserida nos esforços de regionalização do turismo. A entidade vai apresentar em reuniões propostas e dificuldades que cada Região Turística tem para, em conjunto, serem apresentadas soluções.
Rio Claro pertence à região turística de Serra do Itaqueri, e ocupa a vice-presidência da instância no conselho através do turismólogo Ronei Grella, da Secretaria Municipal de Turismo. O presidente é Artur Silva Neto, de Águas de São Pedro; o interlocutor é Tomás Santo André, de Brotas; e a suplente é Mariana Campos Costa Zini, de São Pedro.
As outras três regiões turísticas são a Café e Flores, composta por 17 municípios, Região Turística Café com Leite, com 16 municípios; e Região Turística Bem Viver, com 45 municípios. A região de Itaqueri da Serra, à qual pertence Rio Claro, é composta por 12 cidades.
Entre as metas definidas pelas quatro regiões para o turismo em 2011 e 2012 estão a integração dos setores público e privado, além do terceiro setor, no planejamento e execuções de atividades turísticas; o fortalecimento dos conselhos municipais de turismo; ampliação da divulgação de produtos turísticos nos municípios; captação de verbas estaduais e federais; e ações de capacitação em turismo.