Mais 5.000 vasos de orquídeas, metade deles floridos, devem ser expostos a partir desta sexta-feira (24), às 19h30, na 72ª Exposição Nacional de Orquídeas, que acontece em Rio Claro, até domingo, no Colégio Claretiano. A instituição é uma das apoiadoras do evento, junto com a empresa Plante Fácil Paisagismo e a prefeitura de Rio Claro, por meio da Secretaria Municipal de Turismo.
Com entrada franca para o público a exposição terá a presença de aproximadamente 300 expositores de cerca de 70 cidades, de sete estados e do Distrito Federal. Caravanas com visitantes paulistas e de outros pontos das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do País também anunciaram participação neste que é um dos mais importantes eventos brasileiros no gênero.
O preço das mudas e plantas expostas é muito variável, considerando que só no Brasil o britânico London Kew Botanic Garden aponta a existência de 10 mil diferentes espécies de orquídeas. Quando mais raras e mais belas, portanto, mais valiosas. Ainda assim, será possível adquirir mudas a R$ 10,00. Algumas espécies, contudo, têm alta cotação no mercado e podem chegar a valores muito acima de R$ 1.000,00.
Na sexta-feira, a exposição será aberta às 19h30. No sábado, poderá ser visitada das 8 às 22 horas e, no domingo, dia do encerramento, das 8 às 17 horas.
A expectativa de público também é grande, justificada pelos registros das últimas edições. “Estamos esperando mais de 20 mil pessoas, considerando só o sábado e domingo, visto que na abertura o horário de visitação é mais curto”, explica o presidente do Círculo Rioclarense de Orquidófilos, Luiz Carlos Neves.
Dos 300 expositores, estima-se que 30 deles são de Rio Claro e calcula-se que 150 são originários de cidades da macrorregião, informa Neves. No recinto da exposição haverá também estandes especializados na venda de objetos e insumos apropriados para o plantio e cultivo de mudas, com as orientações necessárias sobre as plantas e cuidados que se deve ter com elas.
O Colégio Claretiano, que fornece o espaço totalmente coberto para a exposição, manterá uma barraca de pastel e refrigerantes para os visitantes, que terão também a cantina daquele centro de educação para se servirem.