O programa Estação Turismo está de volta. Sucesso no ano passado, com mais de dois mil atendimentos no segundo semestre de 2009, a iniciativa da prefeitura de Rio Claro retorna neste mês após uma parada estratégica para reformulação e ampliação do roteiro, que além da Usina-parque Corumbataí agora inclui a Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade.
E é pela Floresta que o programa será retomado, com o ônibus tipo jardineira levando a comunidade gratuitamente para o antigo horto nos próximos dias 17, 18, 24 e 25. Os deslocamentos acontecem com saída da antiga estação ferroviária para passeios das 9 horas ao meio dia e das 14 às 17 horas, dentro da programação Floresta em Férias, com diversas atividades culturais e de lazer que prometem mobilizar a população no recesso escolar deste mês. Para fazer reservas no ônibus do Estação Turismo é preciso ligar para os telefones 3534-1051, 3533-9977 ou 3532-4117.
“Essa será uma atividade especial do Estação Turismo, que a partir do dia sete de agosto será realizado semanalmente, sempre aos sábados, com opções de passeios incluindo a Usina Corumbataí e a própria Floresta, que entra em definitivo na nossa programação”, explica o turismólogo Ronei Grella, da Secretaria de Turismo, reiterando que as atividades, que não são cobradas, acontecem a partir de agendamento telefônico.
Os passeios do Estação Turismo são monitorados e dão a oportunidade de a comunidade conhecer não apenas os locais de destino dos passeios, como também fazer uma viagem pela história da cidade através de itinerários com vários pontos importantes para a construção da cultura e identidade rio-clarenses. Nesse sentido, foram elaborados dois roteiros de passeio com destino à Usina-parque Corumbataí.
No primeiro o foco é o Jardim Público, com monumentos como o Anjo da Concórdia, o coreto, o Recanto da Saudade, a estátua da deusa Diana, o chafariz do índio e o que restou da antiga gruta do leão. Depois, o passeio segue pelo paço municipal, mercado municipal, praça Dalva de Oliveira e aterro sanitário. Em seguida os visitantes podem conhecer um pouco da história da iluminação pública no Museu da Energia, onde está a Usina Corumbataí.
No segundo roteiro, também com destino à usina, o passeio passa pelos pontos dentro ou no entorno da Praça da Liberdade, como a Igreja Matriz de São João Batista, escola Bayeux, Fórum, o obelisco e a Árvore da Liberdade, o colégio Puríssimo Coração de Maria e o Casarão da Cultura. Depois, o itinerário anterior é repetido nos pontos que incluem o mercado municipal, praça Dalva de Oliveira, aterro sanitário e, finalmente, a Usina-parque do Corumbataí. Nos dois roteiros a saída é da antiga estação ferroviária, outro marco histórico de Rio Claro.
Já o passeio pela Floresta Estadual inclui vários locais característicos daquela que é uma das mais importantes áreas verdes do estado de São Paulo. No “berço do eucalipto no Brasil”, os visitantes conhecerão o Casarão da Fazendinha, onde está a sede administrativa da floresta, as casas da colônia na vila principal da floresta, o Sobrado Amarelo, o Solar Navarro de Andrade, o Museu do Eucalipto, a trilha da saúde, o lago, o centro de convivência e a capela Santo Antônio dos Eucaliptos.
Segundo o turismólogo Ronei Grella, o Estação Turismo ajuda a comunidade a conhecer um pouco mais da sua própria história, além de ser uma excelente opção para visitantes. “Com esse trabalho, a Secretaria de Turismo oferece ao público mais uma opção de lazer conforme determina o artigo segundo da lei 10.257/2001 (Estatuto da Cidade) e os artigos 215 e 216 da Constituição Federal”, salienta, lembrando que proporcionar ao público uma vivência efetiva de lazer, e da prática turística como uma das muitas possibilidades de lazer, “são responsabilidades públicas”.
Por esse motivo, a prefeitura vem ampliando as opções de atividades turísticas como opção de lazer e cultura desde o ano passado. Além do Estação Turismo, o turismo rural também ganha destaque com as visitas ao bairro rural de Cachoeirinha, que vêm fazendo grande sucesso e atraindo inclusive pessoas de outros países.