MENU

accessible_forward Acessibilidade
07 de dezembro de 2011 Desenvolvimento Social

57 jovens recebem certificado de cursos do PróJovem/PróAdolescente

A Secretaria Municipal de Ação Social de Rio Claro entregou, na noite de segunda-feira (5), no auditório do Núcleo Administrativo Municipal – NAM –, certificados de conclusão de cursos a 57 jovens que participaram de oficinas e cursos no PróJovem/PróAdolescente durante 2011. Os participantes foram preparados para atuar como multiplicadores de conhecimentos em diversos temas transversais, como juventude e saúde, juventude e emprego, juventude e meio ambiente, juventude e cultura, juventude, esporte e lazer, e ainda juventude e cidadania.

Os jovens passaram por cursos de Jardinagem e Paisagismo, Menor Aprendiz, Informática, Práticas Administrativas, Iniciação ao Mercado de Trabalho, Hip-hop, Ritmos Brasileiros e outros. Tiveram acesso a diversas atividades e oficinas artesanais, sociais, ambientais, de inclusão digital, cursos básicos e profissionalizantes, acompanhamento psicossocial familiar, grupal e individual, atividades lúdicas e encaminhamentos necessários à rede social e aos diversos parceiros e apoiadores, os quais recebem os adolescentes para o primeiro emprego.

Com a presença dos familiares, o evento transcorreu empum ambiente carregado de emoção e descontração. Diversos grupos de jovens apresentaram-se com números de músicas e instrumentos de diversas regiões do país, mostrando um pouco do conhecimento cultural que adquiriram no decorrer do ano.

Durante a solenidade de abertura o prefeito Du Altimari declarou-se muito feliz em ver que a Prefeitura está alçando os objetivos de inclusão profissional e social para os jovens. “Implantamos há alguns meses a internet gratuita em Rio Claro, uma das principais ferramentas de trabalho para os filhos dos trabalhadores rio-clarenses, para que tenham acesso e oportunidades de trabalho nas áreas que desejam. Somando-se a isso, sabemos que o PróJovem/PróAdolescente é fundamental para que nossos jovens e adolescentes sejam preparados para o primeiro emprego. Já tivemos número similar de jovens atendidos por este projeto em 2009 e 2010 e temos certeza que vamos preparar outros tantos em 2012, sempre dentro desta política de inclusão e construção de um novo tempo”.

A secretária municipal de Ação Social mostrou-se emocionada e feliz com os resultados alcançados pelo programa. “Nesta noite especial, quando entregamos a 57 adolescentes o certificado de cursos e oficinas do PróJovem/PróAdolescente, posso afirmar com tranquilidade que não entregamos a eles apenas um certificado. Entregamos a cada um desses jovens a nossa certeza de ter colaborado para despertar o potencial de cada um, o que em muito os auxiliará a encontrar um emprego ou empreendimento que os impulsione cada vez mais para o alto, em busca da realização de seus sonhos”.

A secretária ressaltou que está convicta de que “todos os jovens que receberem este certificado não serão cativados pela ilusão das ruas, pois estão preparados para fazer a diferença, onde quer que trabalhem, contribuindo, assim, para o crescimento de um novo mundo, com mais equidade social e valorização do ser humano”.

Pular para o conteúdo