A prefeitura de Rio Claro continua as ações para estreitar o relacionamento entre o poder público municipal e as entidades conveniadas que recebem apoio do governo local por intermédio da Secretaria de Ação Social. Essa aproximação começou no ano passado e neste ano ganhou grande impulso com as reuniões realizadas periodicamente nas próprias instituições.
Além da prefeitura, representantes das 11 entidades conveniadas participam dos encontros que têm a oportunidade de trocar idéias e experiências. A próxima reunião acontecerá no Nosso Lar, após atividades similares no Grupo de Apoio à Criança com Câncer (Gaac) e no Lar Espírita Esperidião Prado.
No “Esperidião Prado” o encontro marcou o calendário de aniversário da entidade, que completou 46 anos em agosto.
“Essa aproximação entre a Secretaria da Ação Social e as entidades é bastante produtiva, pois, além das orientações e apresentações dos serviços prestados, existe uma troca de experiência construtiva, que só nos faz crescer”, afirma Maria Aparecida Claro, que está na direção do “Lar Esperidião Prado”, como voluntária, há oito anos.
Atendimento
O Lar Esperidião Prado é uma importante entidade assistencial da cidade que atualmente abriga a 38 pessoas, 29 crianças e nove mães em situação de desestrutura familiar. O atendimento visa proporcionar condições dignas de moradia, estudo ou trabalho, bem como medicamentos, atendimento médico e outros tipos de encaminhamentos.
Um pouco desse trabalho pôde ser conhecido durante a extensa programação de aniversário da entidade. As festividades contaram com ato cívico, Casa Aberta e cursos, entre eles “Alimente-se Melhor” (pelo Sesi) e “Doenças Sexuais Transmissíveis” (pela Fundação Municipal de Saúde).
Segundo a diretora, a Casa Aberta foi especial, pois contou com a participação de voluntários, APAE, Projeto do Centro Municipal de Convivência Jardim das Flores, Casa das Meninas, Escola Maria Marrote, Conselho da Mulher, Nosso Lar e comunidade, em geral.
Durante a Casa Aberta os visitantes puderam conhecer um pouco dos serviços oferecidos, como alimentação, hábitos de higiene, encaminhamento das crianças às escolas, psicopedagogos e a fonoaudiólogos, encaminhamento das mães ao mercado de trabalho e das meninas a atividades como balé (em parceria com a Academia Patrícia Pessanda), e encaminhamento dos meninos entidades como o Grupo de Escoteiro Marechal Rondon, entre outros.
Mais informações sobre o Lar Esperidião Prado e serviços oferecidos podem ser obtidas pelo telefone (19) 3524-4608.