MENU

accessible_forward Acessibilidade
29 de junho de 2016 Desenvolvimento Social

Ações de modernização do Banco de Alimentos serão inauguradas nesta quarta-feira

A Prefeitura de Rio Claro, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com a União de Amigos – Udam inaugura nesta quarta-feira (29), às 10h30, várias ações de modernização do Banco Municipal de Alimentos, na Avenida 23, número 1483, no Bairro do Estádio. Os recursos utilizados vieram do Ministério de Desenvolvimento Social, com contrapartida do Município.

A modernização prevê instalação de uma câmara fria para os alimentos, com o objetivo de acondicioná-los mais adequadamente e mantê-los mais frescos para que cheguem ao destino final com melhor qualidade. A modernização inclui caminhão com carroceria refrigerada, seladora, pia em aço inox, embalagem, bem como a troca de piso e de telhado, adequação dos sistemas hidráulico e elétrico, pintura do edifício e calçamento externo.

O Banco de Alimentos é uma iniciativa de abastecimento e segurança alimentar que arrecada alimentos, recorrendo aunidades de comercialização, armazenagem e processamento de alimentos, visando o recebimento de doações desses produtos que estão fora dos padrões de comercialização, mas sem nenhuma restrição de caráter sanitário, ou seja; produtos inadequados para a comercialização, mas próprios para consumo humano.

Após recebimento, seleção, processamento (ou não) e embalagem, os alimentos são distribuídos gratuitamente às entidades que compõem a rede de proteção e promoção social incluídas no Cadastro Nacional de Entidades de Assistência Social.

Quando implantados em escala compatível com o volume da demanda percebida, os Bancos de Alimentos têm potencial para transformarem-se num instrumento de luta contra o desperdício e de combate à fome que ultrapassa o caráter meramente assistencial.

No município de Rio Claro, o Banco Municipal de Alimentos está vinculado à Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social desde 2005, e atua em parceria com a União de Amigos – U​dam que cede o local para a realização das atividades. A gestão do Banco Municipal de Alimentos é de responsabilidade da Secretaria de Assistência Social por meio do Departamento de Gestão de Programas Complementares; já a operacionalização é de responsabilidade da entidade parceira.

Análise comparativa entre 2014 e 2015 mostra o crescimento do Banco de Alimentos. Em 2014 foram 16 doadores que forneceram 32.862 kg de alimentos, dos quais 24.169 kg foram doados a 64 entidades, atendendo a 7.662 pessoas. Em 2015 o número de doadores subiu para 49, com o fornecimento de 85.772 kg de alimentos, sendo que mais de 71 mil quilos foram doados a 58 entidades, atendendo a 10.362 pessoas.

Pular para o conteúdo