Usuários do PróJovem, da Secretaria Municipal de Ação Social visitaram uma fábrica de balas em Rio Claro na última quinta-feira (15). O tema “mercado de trabalho” vem sendo constantemente abordado pelo programa com o objetivo de qualificar o jovem para uma futura profissão.
Os adolescentes conheceram toda a parte de produção da fábrica e as etapas de fabricação das balas, desde o desenvolvimento do produto até a logística de distribuição para o Brasil e exterior.
O adolescente G.D.S (15) disse que conheceu “uma empresa que não tinha ideia de como funcionava. Nós compramos balas e não sabemos o grande processo que ela passa até chegar o consumidor. Fico muito feliz de participar do PróJovem e ter a oportunidade de adquirir experiências para o mercado de trabalho por meio destes passeios”.
Já usuário L.D.S.N (15) afirmou que ficou muito empolgado ao saber como todo funciona todo o processo de fabricação das balas.”Não imaginava que existia um processo tão grande, e a visita as esta fábrica me ajudou a ter a ideia de quão importante são as regras para garantir o funcionamento de uma equipe”, contou.
Simeiris Rocha, Coordenadora do PróJovem disse que procura desenvolver atividades que envolvam o mercado de trabalho. “Esses passeios ajudam os jovens e adolescentes a entenderem como funciona uma fábrica, e como devem se comportar dentro de uma equipe de trabalho. Outro ponto importante levantado pelo guia foi a questão das regras que são essenciais para o bom funcionamento da fábrica. Queremos preparar esses jovens para o mercado e ajudá-los a escolher a carreira certa para seguir”, explicou.
O ProJovem
O PróJovem é um serviço de fortalecimento de vínculos aberto gratuitamente à comunidade por meio de encaminhamentos dos sete Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município. Tem como principal objetivo a inserção social. Orienta os jovens em questões de comportamento para obter o primeiro emprego, encaminha para cursos e promove a convivência social entre os usuários, de acordo com os temas transversais propostos pelo Governo Federal, por meio do Ministério de Desenvolvimento Social, dentre eles: Conhecimento da Cultura, Meio Ambiente, Saúde, Direitos Humanos e Socioassistenciais, música, arte, esporte e lazer.
O Pró-Jovem de Rio Claro atende cerca de 40 adolescentes na faixa etária entre 15 e 17 anos, em dois grupos alternados de segunda a sexta-feira. Um grupo frequenta o Projeto as terças e quintas-feiras, e outro as quartas e sextas-feiras, sempre no contraturno escolar, das 8 horas às 11h30 ou das 13 horas às 16h30.
No período em que freqüentam o projeto os jovens são acompanhados em atividades externas, como passeios culturais locais e na região, atividades corporais, futebol e vôlei (no Lago Azul) e Teatro no Centro Cultural. Desenvolvem também atividades internas como pingue-pongue, inclusão digital, percussão, artes (artesanato, música) e socioeducativas (com dinâmicas de grupo e jogos). Os jovens recebem café da manhã, café da tarde e almoço.
O atendimento é feito das 8 às 16h30 na Rua 2 nº 3317, Vila Operária. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones: 3536-2234 e 3524-9192.