MENU

accessible_forward Acessibilidade
19 de maio de 2014 Desenvolvimento Social

Adolescentes do Projovem visitam fábrica de balas em Rio Claro

Usuários do PróJovem, da Secretaria Municipal de Ação Social visitaram uma fábrica de balas em Rio Claro na última quinta-feira (15). O tema “mercado de trabalho” vem sendo constantemente abordado pelo programa com o objetivo de qualificar o jovem para uma futura profissão.

Os adolescentes conheceram toda a parte de produção da fábrica e as etapas de fabricação das balas, desde o desenvolvimento do produto até a logística de distribuição para o Brasil e exterior.

O adolescente G.D.S (15) disse que conheceu “uma empresa que não tinha ideia de como funcionava. Nós compramos balas e não sabemos o grande processo que ela passa até chegar o consumidor. Fico muito feliz de participar do PróJovem e ter a oportunidade de adquirir experiências para o mercado de trabalho por meio destes passeios”.

Já usuário L.D.S.N (15) afirmou que ficou muito empolgado ao saber como todo funciona todo o processo de fabricação das balas.”Não imaginava que existia um processo tão grande, e a visita as esta fábrica me ajudou a ter a ideia de quão importante são as regras para garantir o funcionamento de uma equipe”, contou.

Simeiris Rocha, Coordenadora do PróJovem disse que procura desenvolver atividades que envolvam o mercado de trabalho. “Esses passeios ajudam os jovens e adolescentes a entenderem como funciona uma fábrica, e como devem se comportar dentro de uma equipe de trabalho. Outro ponto importante levantado pelo guia foi a questão das regras que são essenciais para o bom funcionamento da fábrica. Queremos preparar esses jovens para o mercado e ajudá-los a escolher a carreira certa para seguir”, explicou.

O ProJovem

O PróJovem é um serviço de fortalecimento de vínculos aberto gratuitamente à comunidade por meio de encaminhamentos dos sete Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município. Tem como principal objetivo a inserção social. Orienta os jovens em questões de comportamento para obter o primeiro emprego, encaminha para cursos e promove a convivência social entre os usuários, de acordo com os temas transversais propostos pelo Governo Federal, por meio do Ministério de Desenvolvimento Social, dentre eles: Conhecimento da Cultura, Meio Ambiente, Saúde, Direitos Humanos e Socioassistenciais, música, arte, esporte e lazer.

O Pró-Jovem de Rio Claro atende cerca de 40 adolescentes na faixa etária entre 15 e 17 anos, em dois grupos alternados de segunda a sexta-feira. Um grupo frequenta o Projeto as terças e quintas-feiras, e outro as quartas e sextas-feiras, sempre no contraturno escolar, das 8 horas às 11h30 ou das 13 horas às 16h30.

No período em que freqüentam o projeto os jovens são acompanhados em atividades externas, como passeios culturais locais e na região, atividades corporais, futebol e vôlei (no Lago Azul) e Teatro no Centro Cultural. Desenvolvem também atividades internas como pingue-pongue, inclusão digital, percussão, artes (artesanato, música) e socioeducativas (com dinâmicas de grupo e jogos). Os jovens recebem café da manhã, café da tarde e almoço.

O atendimento é feito das 8 às 16h30 na Rua 2 nº 3317, Vila Operária. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones: 3536-2234 e 3524-9192.

Pular para o conteúdo