MENU

accessible_forward Acessibilidade
07 de outubro de 2011 Desenvolvimento Social

Adolescentes em regime de LA e Prestação de Serviços à Comunidade visitam a Uniararas

Dez adolescentes em medida socioeducativa atendidos pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS de Rio Claro, visitaram a Feira de Profissões realizada pela Uniararas, no último dia 27 de setembro. Nesta ocasião, adquiriram informações sobre diversas profissões, somando os conhecimentos necessários para optarem conscientemente por uma carreira em ascensão.

A visita foi agendada e acompanhada pela equipe do Serviço de Liberdade Assistida e Prestação de Serviços à Comunidade, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Ação Social, por meio do CREAS, dentro de um projeto realizado pela equipe técnica.

O objetivo do projeto é incentivar e motivar o adolescente em Liberdade Assistida e Prestação de Serviços à Comunidade a ingressar em algum curso de seu interesse, em busca de profissionalização.

Segundo os técnicos do serviço, os jovens se mostraram interessados e participativos, questionando os monitores e participando das atividades propostas.

“Discutimos com o grupo a importância da escolarização para que possam conquistar espaço no mercado de trabalho. Falamos também da importância da responsabilidade no cotidiano, visando sempre resultados a longo prazo”, declara Priscila Silva Santos, psicóloga da equipe.

A psicóloga Priscila explica que a Uniararas apresenta nesta Feira todos os cursos oferecidos pela universidade. “Durante o evento tivemos o auxílio de dois monitores – alunos da instituição, que ofereceram aos alunos um tour pela faculdade, onde tiveram oportunidade de conhecer suas dependências, como clínicas, salas de aula, laboratórios, quadras, e outras”.

Sobre o trabalho da Equipe:

O Serviço de Liberdade Assistida e Prestação de Serviços à Comunidade atua com adolescentes de 12 a 18 anos e, excepcionalmente até 21 anos, em cumprimento de medida socioeducativa de LA/PSC e sua inserção em serviços e programas socioassistenciais e de políticas públicas setoriais.

A equipe é composta por assistentes sociais, psicólogas e advogada para assessoria jurídica, quando necessária. O trabalho realizado pela equipe tem como filosofia tratar o adolescente, autor de ato infracional, como sujeito de sua própria história, fortalecendo ou facilitando a construção de um projeto de vida para o adolescente.

Tem como objetivos: realizar acompanhamento social aos adolescentes atendidos, assim como sua inserção em outros serviços e programas socioassistenciais; criar condições para construção/reconstrução de projetos de vida, visando a ruptura com a prática de ato infracional; estabelecer contratos com o adolescente visando o trabalho a ser desenvolvido durante o cumprimento da medida socioeducativa; fortalecer a convivência familiar e comunitária; contribuir para estabelecimento de autoconfiança e capacidade de reflexão sobre as possibilidades de construção de autonomia; possibilitar acessos e oportunidades para ampliação do universo informacional e cultural e o desenvolvimento de habilidades e competências.

O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas nas dependências do CREAS, situado à Rua 8 nº 3131 – Esquina da Av. 42 – Santana – Rio Claro – SP.

Pular para o conteúdo