Espaço físico maior e melhor localização são as principais
melhorias observadas na nova sede
A Prefeitura inaugurou no último sábado (16), na Rua 2 nº 2099, as novas instalações dos projetos Pró-Jovem e PróAdolescente desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Ação Social, em parceria com Casa Transitória e Governo Federal.
A estudante Vitória Talita Pereira dos Santos (13) revelou que leva o conhecimento obtido nas oficinas de desenho para a escola, colhendo bons resultados. “Eu aprendi a desenhar aqui no projeto, agora só tiro nota dez nas aulas de arte, e a professora elogia muito!”, contou Vitória. “Fui presenteada com uma nota extra pelo meu bom desempenho”, completou.
Já a adolescente Laís de Oliveira (12), que freqüenta o projeto há um ano, elogiou a nova sala destinada às aulas de informática, sua oficina preferida: “Essa casa é maior, mais aberta e mais arejada, aqui podemos desenvolver as atividades e brincar com mais liberdade”.
Josiane Rafael Leite (38), instrutora de informática, que trabalha há 17 anos na Prefeitura de Rio Claro, e desde 2005 no PróJovem, acha importante a conquista de um espaço mais adequado para atender melhor os adolescentes durante a realização de atividades diversificadas que os preparam para o mercado de trabalho: “Além de instalações mais amplas, a nova casa está localizada em local mais acessível aos alunos”. Só no período da manhã, a professora Josiane atende, em média, 50 alunos na Oficina de Informática.
“Tenho o privilégio de acompanhar de perto o trabalho destes projetos, com atividades que irão proporcionar diversos ensinamentos a estes jovens, especialmente para a vida profissional de cada um, construindo um futuro mais promissor”, disse Francisco Álvaro Cuba, coordenador de projetos da Casa Transitória Verdade e Luz.
“Quando idealizamos esse espaço, pensamos num lugar amplo, acolhedor e descontraído, onde nossos jovens pudessem se expressar, tornando-se sujeitos de sua própria história: dignos, humanos e críticos, contribuindo e fortalecendo com os vínculos familiares”, explica a secretária de Ação Social Luci Helena Wenderl Ferreira.
Os projetos PróJovem e PróAdolescente existem em Rio Claro desde 2006 e, atualmente, atendem cerca de 60 adolescentes e jovens em cada período, de manhã e à tarde, em contra turno escolar.
SOBRE O PRÓJOVEM E PRÓADOLESCENTE
O PróJovem e PróAdolescente atendem jovens que, em sua maioria, vêm de famílias beneficiárias do Bolsa Família, alcançando também aos jovens em situação de risco pessoal e social, encaminhados pelos serviços do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) ou pelos órgãos do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Os projetos possibilitam, ainda, o desenvolvimento de habilidades gerais, como a capacidade comunicativa e a inclusão digital, de modo a orientar o jovem para a escolha profissional consciente, prevenindo assim a sua inserção precoce no mercado de trabalho.
Sua metodologia prevê a abordagem de temas que perpassam os eixos base, abordando conteúdos necessários para compreensão da realidade e para a participação social. Visam também sensibilizar os jovens para os desafios da realidade social, cultural, ambiental e política de seu meio social, por meio das oficinas de arte-cultura e esporte-lazer, tornando possível o acesso aos direitos e à saúde, estimulando práticas associativas e as diferentes formas de expressão dos interesses, posicionamentos e visões de mundo dos jovens no espaço público.