MENU

accessible_forward Acessibilidade
19 de março de 2012 Desenvolvimento Social

Artesãos aprendem a construir uma nova economia com palestra e curso

Atendendo à programação “Mulheres em Ação”, os artesãos participantes da Feira de Economia Solidária, vinculada à Secretaria Municipal de Ação Social, assistiram à palestra “Mulheres construindo uma nova economia” na última quinta-feira (15), no Centro Público de Economia Solidária. “Nessa atividade o objetivo principal é fazer com que aqueles que articulam o Fórum de Economia Solidária do município e região possam refletir sobre a função que eles desempenham nesse conjunto” explica a psicóloga responsável Helena Carvalho Lucchino.

O evento atraiu a atenção da universitária Mariane P. de Oliveira (19), atualmente cursando o primeiro ano de Serviço Social na Faculdade Anhanguera de Rio Claro. “Acho muito importante participar, adquirir conhecimentos sobre essa nova forma de economia que está conquistando um espaço cada vez maior”, comentou.

Cilene Aparecida da Silva (49), artesã há 13 anos, declara que, apesar das inúmeras dificuldades e da falta de reconhecimento, está satisfeita com a repercussão da feira. “Em casa ninguém vê meu trabalho, enquanto que, quando exponho meus produtos por intermédio da Economia Solidária, eles me olham de outra maneira, como uma profissional”, concluiu. Cilene disse ainda que os fóruns mensais e as feiras impulsionam em 90% nas suas vendas. “No Paço Municipal mais pessoas visitaram, vendemos mais, e ainda conseguimos encomendas, inclusive alguns de nós ficaram sem produtos para expor”.

“O Fórum não é o mesmo para todo mundo, pois cada um vem de um lugar, cada um tem uma visão e cada um desses olhares precisa se compor com o todo para que esse movimento consiga avançar, melhorando a política e os empreendimentos locais”, disse Lucchino. “A idéia da atividade é que eles reflitam sobre o papel individual para que, tendo mais consciência e conhecimento sobre ele, consigam exercê-lo com mais qualidade, batalhando pelo coletivo”, completa.

Na sexta-feira (16), 16, os artesãos ganharam o Curso de Formatação de Preços, ministrado pela Profª Isa Perinotto, no qual aprenderam a calcular o custo do material usado, que,  somado aos seus lucros em horas trabalhadas, resultam no preço final do produto, de maneira justa para eles e também para o consumidor.

Pular para o conteúdo