Mais do que uma forma de gerar renda, o artesanato é opção criativa de preservar o meio ambiente, utilizando materiais que muitas vezes são descartados no lixo e geram poluição
Empreendimentos Econômicos Solidários (EES) vinculados ao Programa Municipal de Economia Solidária desenvolveram exposições, oficinas e comercialização de produtos no Shopping Center Rio Claro no período de 30 de agosto a 1 de setembro, apresentando muitas novidades em decoração e objetos de uso pessoal.
Ao todo, sete EES participaram das atividades: Ateliê Cor de Rosa Chok-Artesanato by Tereza, Ateliê de Artesanato Art’Natural, MV artesanatos, Faço arte – lembrancinhas e decorações em EVA, Sonia Pauletto e Lucimara Biscuit, sendo que três deles desenvolveram oficinas gratuitas para os interessados. O objetivo das atividades foi levar aos clientes do Shopping a oportunidade de conhecer e adquirir produtos feitos artesanalmente, contribuindo com a sustentabilidade dos empreendimentos e com o meio-ambiente.
A busca pelo reaproveitamento de materiais que seriam descartados no lixo, poluindo o meio ambiente, é uma das principais características do artesanato, que aliada ao baixo custo de produção e a total liberdade de criação, torna cada produto único, influenciando sobremaneira na crescente aceitação do artesanato por todas as classes sociais.
A iniciativa foi da Secretaria Municipal de Ação Social que juntamente com a Unesp desenvolve o Programa em Rio Claro, desta vez em parceria com o Shopping Center Rio Claro, que dentro de sua política de integração apoiou e participou das atividades. Dentre outros produtos os artesãos trouxeram para a exposição objetos em tecido, como bichos com enchimento, personagens em biscuit e EVA, quadros, latas, caixas de madeira e papelão com técnica de decoupage, pintura e bordado em tecido.
Lucimara, artesã do grupo Colméia Azul, diz que faz artesanato há 12 anos e adorou expor no Shopping: “Esse evento está sendo muito proveitoso para divulgarmos nosso trabalho, uma vez que o artesanato tem sido valorizado pelas pessoas. Isso é muito importante para nós artesãos de Rio Claro” avaliou.
A artesã Isa Perinotto ratifica a opinião de Lucimara. “Sem sombra de dúvida esse evento é de suma importância para nós artesãos, como forma de divulgar nosso trabalho e mostrar nosso talento. O shopping é um lugar onde circulam pessoas de todas as classes para as quais nossos produtos são destinados. Essa é uma experiência nova, mas 100% positiva, com certeza”, observou.
A oficina de confecção de porta-lixo para carro, oferecida pela artesã Tereza do Ateliê Cor de Rosa Chock, se desenvolveu na tarde do dia 30, sexta-feira, explanando a técnica de corte e costura em retalhos de tecidos. Naquela noite, a técnica de pintura em lata foi demonstrada em oficina especialmente organizada para esse evento, atraindo um considerável número de pessoas interessadas neste tipo de trabalho. Passo a passo a artesã Isa, da Art Natural, demonstrou às alunas presentes a simplicidade e beleza dessa técnica que permite uma variedade de combinações de cores de colagens com resultados surpreendentes. Cada aluna pode levar para casa lindas latas decoradas, como recordação da aula.
No dia 31 ocorreu também uma oficina para confecção de flores em tecido, a partir do uso de fitas utilizadas na decoração de toalhas e guardanapos. A técnica, bastante simples e barata, permite incrementar toalhas, guardanapos e roupas, valorizando muito o produto final e agregando mais valor. A exemplo da oficina de pintura em lata, clientes do Shopping puderam usufruir gratuitamente dos ensinamentos da artesã da MV Artesanato, que acompanhou uma a uma as alunas participantes.