MENU

accessible_forward Acessibilidade
18 de março de 2014 Desenvolvimento Social

Atividades da Semana da Mulher movimentam Centro Cultural

A Prefeitura Municipal de Rio Claro por meio de um trabalho intersecretarial realizado em parceria com empresas, realizou, no ultimo domingo (16), um dia voltado às comemorações da 19ª Semana da Mulher. As comemorações tiveram lugar no Centro Cultural Roberto Palmari, quando ocorreram diversas atividades envolvendo, em sua maioria, centenas de mulheres. As atividades tiveram início no dia 17 de março e tem o término previsto para o dia 9 de abril.

Chamado de Mulheres em Movimento, o evento teve como meta promover a integração e o aprendizado com debates, apresentações, serviços e oficinas. Logo às 8 horas a comunidade pôde participar de uma caminhada dentro das atividades “Alongue-se” e “Peso e Medida”. Além de contribuir para uma caminhada saudável e sem contratempos, com alongamento da maneira correta, as atividades tiveram como finalidade medição de peso e índice de massa corporal (IMC). Pensando nos cuidados com a saúde foi colocada uma ambulância para que os participantes, por meio de testes rápidos, pudessem se prevenir de doenças como HIV e sífilis.

No período da tarde a Secretaria Municipal de Ação Social ofereceu diversas atividades, dentre elas Feira de Artesanato pelos Empreendimentos Econômicos Solidários e o Espaço de Beleza, para que as mulheres pudessem cuidar gratuitamente do visual. O Espaço Beleza teve a participação de profissionais e alunos de três institutos, que realizaram cortes de cabelo, tranças, design de sobrancelha e orientações sobre automaquiagem.

Roseli Aparecida Corrêa (48), presidente do Conselho da Mulher, falou sobre a importância do Espaço Beleza: “Apesar de trabalharmos com os direitos da mulher, buscamos mostrar nesse evento uma atividade diferente focada na beleza de cada uma delas, para que possam ter a chance de usufruir desse espaço e aumentarem a autoestima”. Paralelamente, os interessados puderam debater sobre o tema Mulheres: Caminho do empoderamentoLGBT Questão de Gênero: Não se nasce mulher, torna-se.

Sônia Maria Catel Gerner, diretora de Gestão Integrada do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), comentou sobre o debate: “É importante para mostrar que nós mulheres somos capazes de fazer diversas coisas para nos libertarmos daquela escravidão que existia anteriormente. Sabemos que existe certo preconceito em relação às mulheres no mercado de trabalho e o objetivo desse debate é descobrir realmente o que nós podemos fazer para melhorar cada vez mais nosso futuro”.

Quem esteve no local teve também a chance de aprender maneiras ecológicas de reciclagem e geração de renda, por meio da oficina de artesanato Do lixo à Renda, promovida pelo Programa de Economia Solidária, da Secretaria de Ação Social. Os integrantes da oficina passaram um pouco da sua experiência de geração de renda e reciclagem, em prol de mundo melhor e consciente.

A artesã Bruna Santos Yamagami disse que “Com esta oficina, as mulheres tem oportunidade de aprender que o artesanato, apesar de ser uma fonte de renda, também é uma maneira de nos expressarmos. E usando produtos recicláveis estaremos contribuindo para um mundo sustentável”.

Na sequência, houve apresentação de um filme pelo Grupo Kino-Olho, apresentação de Capoeira pelo instrutor Aguinaldo Lima da Silva “Baiano”, apresentação da Banda Saia Justa e Sarau em homenagem à dançarina Sandra Brás.

Pular para o conteúdo