Tema foi apresentado pela Secretaria Municipal de Ação Social durante programação da II Semana de Serviço Social, realizada no Salão Nobre da Câmara de Rio Claro
Palestra proferida pela secretária municipal de Ação Social Luci Helena Wendel Ferreira, dentro da programação da II Semana de Serviço Social, trouxe aos participantes a perspectiva de novas conquistas para a comunidade, em especial para as pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social. Embora com quadro funcional defasado, as equipes da Secretaria Municipal de Ação Social (SMAS) se desdobram e obtêm bons resultados em relação à valorização das pessoas. Enquanto isso, a Secretaria se prepara para uma reforma administrativa que possa atender adequadamente à estrutura exigida para a implementação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), preconizado pelo Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome.
Dezenas de assistentes sociais, autoridades, convidados e demais profissionais da área saíram da palestra, realizada recentemente na Câmara Municipal, convictos de que Rio Claro, avançando na consolidação do (SUAS), está realmente iniciando uma nova etapa neste segmento. “Com a implementação do SUAS, podemos alcançar mais rapidamente uma das principais metas da Secretaria Municipal de Ação Social (SMAS), que é ‘cuidar das pessoas’ como elas merecem. As diretrizes dos SUAS são compatíveis com a convicção da atual gestão, de que substituindo o assistencialismo pelo acolhimento, orientação e capacitação, as pessoas têm oportunidades reais de cuidar de suas famílias com qualidade de vida”, diz Luci.
A secretária fez uma explanação do trabalho desenvolvido atualmente pela SMAS a partir de 2009, como os serviços oferecidos pelos cinco Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), implantados em bairros periféricos, e também dos serviços do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), que atende pessoas em situação de violência já instalada.
Em exposição à parte, foram apresentados dois novos setores da SMAS: o Acervo Documental e o Setor de Comunicação. O primeiro engloba desde os documentos resgatados de antigas caixas utilizadas por outras administrações aos documentos produzidos atualmente, organizados pelos nomes dos projetos, temas e datas, sendo facilmente localizados. Inclui, ainda, uma biblioteca com mais de 500 títulos relativos à área. Já o Departamento de Comunicação vem como um forte aliado na comunicação interna e externa da Secretaria, estendendo-se também os usuários dos projetos e programas, que começam a ter resgatadas suas histórias de vida e recentes conquistas. Os documentos criados pelo Setor de Comunicação são encaminhados ao Acervo e contribuem para documentar a história da Assistência Social em Rio Claro.
Ao final do evento, representando todas as assistentes sociais, foram homenageadas quatro profissionais que se destacam em suas carreiras ou por atuação política, sendo elas: a ex-secretária de Ação Social, hoje assessora especial Célia Maria Cestaro Christofoletti, as vereadoras Raquel Picelli e Maria do Carmo Guilherme e também a vice-prefeita e secretária de Governo Olga Lopes Salomão.