MENU

accessible_forward Acessibilidade
11 de novembro de 2010 Desenvolvimento Social

Banco Municipal de Alimentos apresenta projeto para erradicar a fome

Representantes de supermercados e da rede de pequenos agricultores estiveram reunidos com a equipe durante café da manhã

O Banco Municipal de Alimentos, vinculado à Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Ação Social e desenvolvido em parceria com a União de Amigos do Menor – UDAM ofereceu nesta quinta-feira (11), café da manhã aos doadores e equipe de trabalho. O objetivo do evento foi captar novos doadores e mostrar aos já participantes como é feito o trabalho do Banco, como os alimentos são aproveitados e distribuídos.
Estiveram presentes representantes de diversos supermercados doadores – dentre eles Mercado Qualidade e Enxuto Supermercados, representantes dos poderes Legislativo e Executivo, equipe de trabalho e convidados.
“É importante que os empresários doadores saibam os produtos que podem doar, como doar e como os alimentos são aproveitados, pois só assim podem incentivar outros empresários a colaborar para minimizar a fome em Rio Claro”, disse Luiz Carlos Jardim, gerente do projeto Casa Escola, desenvolvido pela UDAM.
Representando o prefeito Du Altimari, a secretária municipal de Ação Social Luci Helena Wendel Ferreira, explica que o Banco Municipal de Alimentos é um projeto que deu certo em Rio Claro, pois conta com parcerias importantes e grande empenho da Prefeitura: “Ninguém dorme com fome, portanto, se reivindicamos um mundo igual para todos temos que trabalhar para acabar com essa injustiça”.
Na visão de Augusto Procknow Júnior, proprietário do Mercado Qualidade, o Banco Municipal de Alimentos é um projeto muito importante por vários motivos.  “Há perda real de produtos que são passíveis de consumo, que não podem ser vendidos, mas podem ser aproveitados e, além disso, conhecemos a necessidade brasileira e do município de criar políticas públicas que promovam a erradicação da fome”, justificou. “Todos os empresários devem colaborar com este
ideal, afinal, doar é obrigação e não mérito” acrescentou.

Crescem as doações e distribuições

O Banco Municipal de Alimentos tem como objetivo primordial combater o desperdício de alimentos e minimizar os efeitos da fome, permitindo que um maior número de pessoas tenha acesso a alimentos básicos e de qualidade, em quantidade suficiente para uma alimentação
saudável e equilibrada.
Com a adesão ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que é a compra direta do produtor, o volume de alimentos que passa mensalmente pelo Banco aumentou de 10 para 18 toneladas, proporcionando complementação alimentar a 7.000 pessoas, por meio de 65 entidades atendidas.
O Banco atua de duas maneiras distintas, fornecendo alimentos enquanto combate o desperdício e promove ações educativas e profiláticas voltadas à população atendida.

Como funciona

O Banco coleta doações de alimentos em supermercados, varejões e demais doadores. Os alimentos doados são aqueles que ainda se apresentam próprios para o consumo, mas que por motivos diversos (machucados ou amassados, troca de marca, defeito de rotulagem, deformações em embalagens, data de vencimento muito próxima) não serão comercializados. Os alimentos doados são distribuídos gratuitamente às Entidades Sociais cadastradas no Banco Municipal de Alimentos, de acordo com suas necessidades.
Os alimentos arrecadados são separados por doador, avaliados (quanto à  data de validade, cor, odor, textura, consistência), selecionados, pesados (peso bruto de cada alimento doado),
higienizados (lavagem e corte das partes impróprias), embalados a vácuo, pesados novamente (peso líquido a ser distribuído) e etiquetados com o nome do produto, peso da embalagem, data máxima de consumo e o nome da instituição a ser beneficiada.
A cada doação a Instituição assina um recibo com uma relação de todos os alimentos doados e o peso total distribuído, além de um termo de responsabilidade em que se compromete a consumir os alimentos até a data de validade estabelecida.
A educação nutricional é uma das principais ferramentas que o Banco utiliza com o intuito de auxiliar os parceiros e evitarem o desperdício, utilizando, da melhor maneira, todas as partes dos alimentos como cascas, talos e sementes. Interessados em doar podem entrar em contato com o Banco de Alimentos pelo tel. (19) 3532-5942.

Skip to content