Cerca de 80 crianças e adolescentes comemoraram o Dia das Crianças no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) Residencial das Flores na última quinta-feira (9). O objetivo foi proporcionar aos usuários do projeto um dia diferente, pontuado de surpresas e muita alegria.
Cercados pelo carinho da equipe de funcionários os usuários ganharam lanche, algodão doce e sorvete, e também participaram de atividades diversificadas. Ao final do evento foram sorteados kits de brinquedos entre todos.
“São ações simples, que realizamos para mostrar o quanto cada um deles é importante para nós”, declara a coordenadora do SCFV Bárbara Santin.
A secretária municipal de Ação Social, Luci Helena Wendel Ferreira, explica que as atividades festivas como essas são importantes como elemento de união e congraçamento entre os usuários e equipe de trabalho.
Gustavo Rodrigues (12) participa do Projeto há seis anos. “Acho importante vir aqui todos os dias, porque é aqui que tenho amigos e muitas atividades educativas. Hoje está ainda melhor, com brincadeiras diferentes e algodão doce”.
Já a Ana Beatriz Silva Teixeira (9) diz que está no Projeto há dois anos e gosta muito porque é ali que ela aprende coisas diferentes. “Em casa não tem muita diversão, a não ser assistir televisão. Aqui aprendo muitas coisas boas, como crochê, miçangas, teatro, pintura facial e também orientações sobre drogas”.
A pedagoga Raquel Alves de Oliveira considera que dias assim são importantes para os usuários, pois o lazer faz com que eles se descontraiam mais e exteriorizem suas emoções, deixando fluir a criança que existe dentro de cada um. “São atividades diferenciadas, como brincadeiras, gincanas, guloseimas. No dias comuns são oferecidas atividades baseadas em orientações técnicas, com temas e objetivos diversificados”.