MENU

accessible_forward Acessibilidade
02 de julho de 2010 Desenvolvimento Social

Café da manhã festeja aniversário e ampliação do Creas

    O segundo aniversário de fundação do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), de Rio Claro, reuniu autoridades na quinta-feira, 1º de julho, em torno de um Café da Manhã servido aos convidados para festejar a data e, mais que isso, apresentar os novos serviços que estão sendo introduzidos, essenciais para as pessoas que são vítimas de violência.

     Participaram do ato o prefeito Du Altimari, vice-prefeita Olga Salomão, vereadores Raquel Picelli e Julinho Lopes, a secretária de Ação Social, Luci Helena Wendel Ferreira, a coordenadora do Creas, Geni Aparecida Christofoletti e Luiz Laureano Jardim, gerente da Fundação Casa Escola em Rio Claro, bem como outros convidados.

    Instalado em novas acomodações desde dezembro de 2009, o que repercutiu imediatamente na absorção de demanda ainda maior, o Creas viu, rapidamente, seu atendimento saltar de 16 para 110 registros mensais, configurando aumento superior a 600% na comparação entre 2009 e 2010. Em decorrência, a equipe de trabalho também foi ampliada nas novas instalações da unidade, localizada na Rua 8, nº 3131 – esquina com a Avenida 42, Santana.

    Emocionado com o trabalho desenvolvido pelo Creas e com os avanços registrados pelo atendimento nos últimos meses, o prefeito Du Altimari disse que “os resultados obtidos ratificam a nossa diretriz de governo, de privilegiar o acolhimento às pessoas”. Na seqüência, o prefeito afirmou que “receber e acolher com respeito o cidadão é dever do gestor público que tem compromisso com sua cidade, com sua gente e isso adquire importância capital quando estamos falando de crianças, adultos e idosos vítimas de violência”, observou.

    “Não se pode abdicar do sentimento de indignação diante da injustiça, pois se manter omisso ou indiferente em relações às pessoas que necessitam de ajuda e apoio causa danos profundos naqueles que se sentem abandonados”. Na prefeitura de Rio Claro, “a cidadania é a nossa frente de trabalho e isso só se faz com ações integradas de acolhimento às pessoas”, frisou a vice-prefeita Olga Salomão.

    “É indispensável uma política social bem definida e estruturada, muita dedicação ao trabalho para avançar nesta área”, argumentou a secretária de Ação Social, Luci Ferreira. Segundo ela, “são anos de luta, que agora apontam para outro patamar de atendimento, com a ampliação dos serviços do Creas e dos Cras, que é o Centro de Referência de Assistência Social”.

    A vereadora Raquel Picelli registrou o excelente trabalho desenvolvido pela Secretaria de Ação Social de Rio Claro. “O valor humano é o principal pilar deste atendimento e os resultados, por isso, não poderiam ser diferentes”, elogiou. “Ao atender as pessoas com dignidade e respeito, passamos a fazer muita diferença na vida delas”, explicou a coordenadora do Creas, Geni Christofoletti.

    O Grupo “Bumba Meu Baco”, da extensão universitária da Unesp-Rio Claro, fez uma apresentação aplaudida pelos presentes durante o café da manhã que comemorou o aniversário do Creas. O tema abordado pelo grupo fez uma ligação direta com as questões sociais levantadas na ocasião.

Skip to content