O prefeito Du Altimari participou na quarta-feira, 28, da entrega de certificados aos 44 alunos formados nos cursos de Tecnologia de Impressão Off-set e de Panificação Básica, ministrados pelas unidades volantes (carretas) do Senai de São Paulo. A formação faz parte do programa de capacitação desenvolvido pela instituição juntamente com a Prefeitura de Rio Claro, representada na iniciativa pelo Fundo Social de Solidariedade do Município (FSSM) e secretarias municipais de Ação Social e Desenvolvimento Econômico.
A solenidade, realizada no auditório do Senai local, registrou a presença de José Paulo Cardoso da Conceição, representante do diretor da instituição no município, professor Paulo Roberto de Mello Neves e da presidente do Fundo Social, Rosana Pinhatti Altimari, bem como da presidente e vice-presidente da Câmara Municipal, vereadoras Mônica Hussni Messetti e Maria do Carmo Guilherme, respectivamente. Presentes, também, os secretários municipais de Ação Social, Luci Helena Wendel Ferreira; de Desenvolvimento Econômico, João Zaine; os vereadores Juninho da Padaria e Raquel Picelli e, ainda, o empresário Ernesto Alves Neto, presidente da Associação das Panificadoras de Rio Claro.
Nos discursos, sucederam-se cumprimentos aos formandos, com a percepção dos oradores de que a capacitação profissional é requisito não apenas para entrar no mercado de trabalho, mas, sobretudo, para se manter nele e desenvolver-se profissionalmente, o que corresponde também a remunerações mais elevadas. Destacou-se, da mesma forma, a importância e o prestígio que um certificado de curso expedido pelo Senai tem junto ao mercado de trabalho. “É um privilégio para vocês formandos, algo que realmente agrega valor ao currículo”, notou a presidente da Câmara, Mônica Hussni Messetti, enquanto sua colega e vice-presidente da Câmara, Maria do Carmo Guilherme, manifestou a “convicção no sucesso desta parceria, entre o município e o Senai, que demonstra o quanto realmente se pode fazer quando se opta pelo trabalho coletivo, em equipe”. No mesmo diapasão, José Paulo, do Senai-Rio Claro, afirmou que os cursos propostos pela instituição “funcionam como um marco inicial para quem quer construir carreira no mercado de trabalho”. E completou: “Devem, portanto, ser vistos como um incentivo à capacitação”.
Altimari observou que a presença das unidades volantes do Senai-SP na cidade “foi uma deferência especial da instituição” ao município de Rio Claro. “As carretas têm um custo operacional alto, atendem normalmente às empresas e, no nosso caso, foram cedidas para a capacitação de trabalhadores, gerando formação de alta qualidade e inteiramente gratuita para vocês”, disse o prefeito, dirigindo-se aos formandos, com os quais se congratulou. Ele acrescentou que as unidades volantes, inclusive, “prorrogaram sua permanência em Rio Claro pelo dobro do tempo previsto, para assegurar que também os inscritos na lista de espera pudessem ter acesso aos dois cursos oferecidos, o que acabou resultando em quatro turmas de Tecnologia de Impressão Off-set e duas turmas de Panificação Básica”.
Rosana Pinhatti Altimari, por sua vez, assegurou que o trabalho desenvolvido pelo Fundo Social no atual governo deixou de lado o foco meramente assistencialista para enfatizar a promoção da cidadania, incorporando ações como a criação do Centro de Qualificação Profissional e Inclusão Produtiva, inaugurado recentemente, que está disponibilizando uma gama de formações voltadas para o setor de confecção. Corte, modelagem, mecânica de máquinas e também um inédito curso de supervisão de costura, a ser lançado em curto prazo estão entre as habilitações oferecidas pela nova unidade de capacitação, explicou a presidente do FSSM. Segundo o prefeito, esse alinhamento das secretarias municipais e do governo local para incentivar a geração de emprego e renda e capacitar o trabalhador recupera o princípio de que é “preciso ensinar a pescar, dando autonomia às pessoas e legitimando a cidadania”.
“Hoje, não basta estudar; é condição fundamental ir além, em busca da especialização” enfatizou o secretário João Zaine, de Desenvolvimento Econômico. Ele situou o município como uma das economias mais sólidas do interior paulista, confirmou a liderança de Rio Claro no acumulado de 12 meses em geração de emprego, conforme pesquisa divulgada em março pelo Ciesp-Fiesp e lembrou que, na manhã da quarta-feira, 28, o Legislativo e o Executivo debateram a formatação final da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, que deverá ser implantada no município, consumando uma “legislação que deverá estimular o empreendedorismo, a geração de emprego, a diversificação e o fortalecimento da nossa economia”.
Na concepção da secretária Luci, da Ação Social, pasta diretamente engajada na capacitação profissional dos rio-clarenses, os resultados obtidos até aqui, no atual governo, “refletem precisamente o apoio que o prefeito Du Altimari tem dado a essas ações, incluindo essa política entre as prioridades de governo.” Luci também referendou o “acerto dessas ações”, ressaltando que “ao serem planejadas e implantadas coletivamente, com o apoio do prefeito, do Fundo Social de Solidariedade e das secretarias que se articularam em torno da proposta, a execução dessas políticas está sendo enormemente facilitada, como mostram os objetivos já atingidos”.