As equipes de trabalho do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS Região Jardim Brasília, e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Território Jardim Brasília participaram, na última sexta-feira (6) de uma atividade de Capacitação e Sensibilidade de Esclarecimento da Diferença Entre Identidade de Gênero e Orientação Sexual. A palestra foi ministrada pela enfermeira padrão Yanca Pimentel, com o objetivo de minimizar o preconceito e a discriminação com a população LGBT.
Para a coordenadora do CRAS Brasília Aurea Maria Rios, esta é uma atitude de enfrentamento à homofobia, à lesbofobia e à transfobia no município, com uma proposta de respeito às diferenças entre os seres humanos.
“Este exercício foi importante para fortalecer, no cotidiano, o atendimento dos funcionários à população da qual este público faz parte, em busca de um tratamento respeitoso, dentro do contexto dos serviços ofertados pelo CRAS, levando em conta que vivemos em um País de pluralidade social, econômica, cultural, com miscigenação de povos, raças e crenças”, diz a coordenadora.
Dia contra a homofobia:
Instituído no calendário Oficial do Município pela lei nº 4225, de 30 de junho de 2011, com projeto de Lei das vereadoras Maria do Carmo Guilherme e Raquel Picelli, o Dia Municipal contra a Homofobia é uma ferramenta para promoção dos direitos da população LGBT, por meio de fóruns, exposições, palestras, simpósios, conferências, etc.
Em 2013 esta data foi trabalhada no I Fórum LGBT com o tema “Travestis e Transexuais (TT’s) x Vulnerabilidade Social”, realizado nos dias 17 e 18 de maio com ampla programação, em parceria com a Diretoria de Políticas Especiais, Serviço de Atendimento Especializado/Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Turismo e Secretaria Municipal de Cultura. A atividade contou com a presença de diversos representantes do movimento LGBT de Rio Claro e região, que formataram as propostas.