60 profissionais que atuam com crianças e adolescentes participaram da ação
O atendimento aos usuários de projetos e programas sociais vinculados aos serviços públicos municipais de Rio Claro está em pleno aperfeiçoamento e otimização, com a capacitação oferecida aos técnicos, em fevereiro, pela Prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal de Ação Social.
A capacitação, voltada aos técnicos que atuam com crianças, adolescentes e idosos nos projetos e programas sociais, foi realizada com o tema “Coordenação de Grupos de Crianças e Adolescentes”, no Plano de Assistência à Infância (PAI) e contou com a participação de 60 técnicos, dentre eles psicólogos, assistentes sociais, monitores e diretores.
O objetivo da ação foi proporcionar conhecimentos e recursos técnicos para o desempenho de todos os papéis relacionados ao atendimento de grupos, incluindo habilidades práticas, demandas, hábitos, dificuldades, formas de comunicação, relacionamento e atendimento.
Para a secretária de Ação Social, Luci Helena Wendel Ferreira, presente no evento, este tipo de capacitação é necessário para a atualização dos profissionais em relação a novos métodos utilizados para otimizar o atendimento aos usuários dos projetos. ”Crianças e adolescentes têm que ser entendidos corretamente para que, conjuntamente, fluam suas necessidades e competências. Só assim podem integrar-se totalmente às atividades e crescer com elas”.
Durante a capacitação foram desenvolvidas atividades e exposições focando a criança e o adolescente, os grupos e sua evolução, bem como a melhor maneira de coordenar esses grupos. As atividades foram conduzidas pela pedagoga Yvette Datner, pós-graduada em Sociologia da Educação pela USP, com Especialização em Psicodrama e Sociodrama, Gestão de Grupos e Educação à Distância.