MENU

accessible_forward Acessibilidade
29 de abril de 2015 Desenvolvimento Social

Centro Dia de Referência para Pessoas com Deficiência é realidade em Rio Claro

Vinculado à Secretaria Municipal de Ação Social, o antigo CMAC – Centro Municipal de Atendimento ao Cego (CMAC) atende desde o início de 2015 como Centro Dia de Referência para Pessoas com Deficiência, a nova designação adotada para um projeto mais abrangente desenvolvido em parceria com a Associação de Pais e Amigos do Centro de Habilitação Infantil – Apachi “Princesa Victória”.

O novo projeto é um Serviço de Proteção Social Especial que atende à Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas, na Avenida 3 nº 55 – Centro, com vagas para até 30 usuários.

Tem como objetivo oferecer um espaço de aprendizagem e atividades visando ampliar a noção de responsabilidade e trabalho para a independência dos usuários, despertando o potencial de cada um e proporcionando convivência social, integração, fortalecimento emocional e de vínculos familiares, melhoria da qualidade de vida, valorização das diversidades e inclusão.

O público alvo é constituído por homens e mulheres a partir dos 18 anos, com algum tipo de deficiência, em situação de vulnerabilidade ou risco social e também suas famílias, oferecendo diversos tipos ações, dentre elas: atividades temáticas com monitoras, aulas de Braille e/ou Libras, atividades físicas, passeios culturais e palestras com temas diversos envolvendo familiares e usuários.

A equipe de trabalho é formada por 10 profissionais e três estagiários, incluindo coordenadora, psicólogo, monitoras e cozinheiras, que atendem atualmente 20 deficientes visuais com perda total da visão, outros sete com baixa visão e um com deficiência auditiva, sendo que alguns deles apresentam outras deficiências agregadas (Intelectual, Auditiva e Física).

São disponibilizadas no espaço várias atividades de convivência, fortalecimento de vínculos, cuidados pessoais e de apoio aos cuidadores familiares, valendo-se de estratégias metodológicas acessíveis, incluindo atendimento individualizado e em grupos. Além disso, também oferece oficinas, palestras, atividades internas e externas, na comunidade e no domicílio. O centro costuma convidar profissionais de outros serviços afins, por exemplo, das áreas da saúde, educação, cultura e outras, para que possam contribuir na orientação sobre temas de interesse do serviço, dos usuários e suas famílias.

Nas rotinas diárias são desenvolvidas atividades socioeducativas, como jogos educativos e recreativos, atividades físicas, oficinas de bijuteria e de pintura em tela, atividades de vida prática, oficinas de culinária, leituras de textos informativos, aulas de Braille e Informática, dinâmicas de grupos com Psicóloga e Assistente Social, atividades culturais (filmes e vídeos), dentre outras.

Pular para o conteúdo