MENU

accessible_forward Acessibilidade
26 de setembro de 2014 Desenvolvimento Social

Chegada da primavera é comemorada por usuários do CMAC de Rio Claro

Usuários do Centro Municipal de Atendimento ao Cego – CMAC, vinculado à Secretaria Municipal de Ação Social de Rio Claro, participaram de uma atividade diferente na última quarta-feira (24). Os deficientes visuais fizeram um passeio a uma chácara localizada no Portal dos Nobres, onde participaram de almoço e outras atividades.

A dança foi uma das atividades, executada ao som do tecladista “Zezinho e Banda” que animou os usuários com músicas contagiantes. O objetivo do passeio foi comemorar a chegada da primavera e curtir a natureza mais de perto.

“Além de tudo, é uma oportunidade também de proporcionar aos usuários um momento de lazer, descontração e alegria, saindo um pouco da rotina em que eles vivem”, disse a coordenadora do Centro Municipal de Atendimento ao Cego – CMAC, Viviane Cristina Pasetto.

Benedito de Souza, usuário do CMAC, se declarou muito feliz por estar com seus companheiros. “Esse momento com os amigos me traz muita alegria. Sempre quando posso estou junto com eles festejando”.

A Usuária Florisbela Barbosa Godoy, comentou a importância do passeio e diz o que o CMAC trouxe de benefícios para a vida dela. “O passeio é muito importante, é uma forma de valorizar os deficientes visuais nos dando a oportunidade de estar num lugar bem positivo. Quando descobri que iria ficar cega, meu mundo acabou, mas quando me apresentaram o CMAC foi como se eu estivesse nascendo de novo: a equipe e os meus companheiros me trouxeram a alegria de viver novamente”.

Sobre o CMAC:

Vinculado à Secretaria Municipal de Ação Social, o CMAC é voltado ao atendimento de pessoas com deficiência visual, dentre elas cegueira total, baixa visão e deslocamento de retina. Tem como objetivo promover convívio social, integração, fortalecimento emocional e de vínculos familiares, melhoria de qualidade de vida trabalhando o potencial de cada usuário, a valorização das diversidades e a inclusão.

Criado em 1986 o CMAC recebe atualmente 23 usuários na faixa etária entre 26 e 75 anos. O atendimento é feito na Avenida 3, nº 55, Centro, de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas, período em que recebem café da manhã, almoço, café da tarde.

O CMAC Oferece aos cegos atividades externas e internas. As atividades externas envolvem lazer e integração social por meio de passeios realizados dentro da cidade e na região, visitas a áreas de lazer e projetos, alongamento e caminhadas no Lago Azul.

Pular para o conteúdo