MENU

accessible_forward Acessibilidade
09 de junho de 2020 Desenvolvimento Social

Com pandemia, atendimentos do Conselho Tutelar estão sendo agendados por telefone

Integrantes da entidade foram recebidos na terça-feira pelo prefeito Juninho no paço municipal.

As atividades do Conselho Tutelar de Rio Claro seguem em andamento mesmo com as restrições impostas pela pandemia do coronavírus. Com agendamentos por telefone, para evitar filas e aglomerações, a entidade que protege a criança e o adolescente garantindo a aplicação de seus direitos atende de segunda a sexta-feira das 8 às 17 horas e mantém nos demais dias e horários plantões acionados pelo setor de saúde e de segurança quando necessário. “O trabalho do Conselho Tutelar é de extrema importância e a manutenção de seus trabalhos mesmo neste cenário da Covid-19 é um fator a mais de tranquilidade para a nossa população em uma área tão sensível como o cuidado com as nossas crianças”, comenta o prefeito João Teixeira Junior, que recebeu representantes do Conselho Tutelar terça-feira (9) no paço municipal.

O prefeito Juninho deu posse à atual formação do Conselho Tutelar em janeiro. “Nesses cinco meses de atuação os atuais conselheiros tutelares vêm desenvolvendo um trabalho de excelente qualidade, mostrando todo o comprometimento e seriedade que exige essa atividade essencial em nossa sociedade”, destaca.

“Fizemos algumas adaptações para manter o atendimento do Conselho Tutelar acessível para população mesmo com pandemia e com atenção especial nesse período de isolamento social”, esclarece a coordenadora Isabel Gomes de Souza. “A maior mudança foi no sentido de reduzir o fluxo de pessoas dentro da nossa sede, organizando o atendimento via telefone, mas todas as nossas atividades continuam sendo desenvolvidas, inclusive as visitas às famílias acompanhadas regularmente pelo Conselho Tutelar”, informa.

Para contatar a entidade, basta ligar para 3532-5221 ou para o Disque 100, linha disponibilizada pelo governo federal. Casos de maus-tratos, negligência e abuso podem ser reportados. “Quando a violência está em andamento, acontecendo na hora, a orientação é para que as denúncias sejam feitas diretamente à polícia ou à Guarda Civil que, se for o caso, acionarão o Conselho Tutelar”, explica a coordenadora Isabel de Souza. “Já os contatos diretos com o conselho devem ser feitos naquelas situações em que há conhecimento por parte do denunciante de agressões constantes, pais ou responsáveis que não cuidam direito das crianças e casos similares”, acrescenta.

O Conselho Tutelar de Rio Claro fica na Rua 12, 1462, entre avenidas 6 e 8, bairro Santa Cruz.

Pular para o conteúdo