MENU

accessible_forward Acessibilidade
17 de março de 2014 Desenvolvimento Social

Comemoração no CMAC tem foco na saúde da mulher

Usuários do Centro Municipal de Atendimento ao Cego – CMAC participaram na quinta-feira (13) de comemoração ao Dia Internacional da Mulher. O evento contou com lanche especial e orientações de uma assistente social sobre cuidados com a saúde. Além de comemorar a data, a atividade investiu na atualização e troca de idéias sobre a saúde da mulher e a importância da prevenção.

Foi formado um circulo na sala e, no centro dele, a assistente fez sua apresentação, seguindo-se debate entre todos os presentes sobre diversos assuntos relacionados à mulher.

Florisbela Barbosa Godoy (62) falou sobre a apresentação e também a importância desse dia: “Eu acho que todo dia é dia da mulher, mas me sinto valorizada por estar comemorando essa data. Apesar de ir ao médico periodicamente, acredito que é importante a assistente social mostrar a importância de cuidarmos da nossa saúde”.

Gislaine Bertani (53), usuária do CMAC, disse: “Eu acho importante a comemoração para alertar sobre os direitos da mulher, mas são assuntos que devem ser levados em conta todos os dias e não em uma data específica. Essa apresentação focada na saúde da mulher é interessante para que eu possa estar orientada a tomar certas providências”.

Adriana Maria (49), usuária e professora de braile e informática no CMAC, também falou sobre o assunto: “Quando éramos mais novas não tínhamos essa oportunidade. Creio que de uns 10 anos pra cá é que vem sendo comemorado esse dia. A mulher lutou muito para conseguir seu espaço no mercado de trabalho, por isso é importante estarmos comemorando”.

Os cegos se sentiram interessados pelos assuntos abordados na apresentação. Muitos reconheceram que é importantíssimo cuidar da saúde. A assistente social Mariane Messias (35), que acompanha de perto a rotina dos usuários comentou: “Na apresentação em comemoração ao Dia Internacional da Mulher focamos na saúde das mulheres, porque muitas vezes elas não vão ao médico por vergonha ou até mesmo porque a própria família não leva. Nesse tipo de atividade temos a oportunidade de orientar como elas podem cuidar da saúde e também mostrar como está o mundo, atualizando-as com noticias desta área”.

O CMAC

Vinculado à Secretaria Municipal de Ação Social, o CMAC é voltado ao atendimento de pessoas com deficiência visual, dentre elas cegueira total, baixa visão, deslocamento de retina. O centro promove o convívio social, integração, fortalecimento emocional e de vínculos familiares e melhoria de qualidade de vida, trabalhando o potencial de cada usuário, a valorização das diversidades e a inclusão.

Criado em 1986 o CMAC recebe atualmente 23 usuários na faixa etária entre 26 e 75 anos. O atendimento é feito na Avenida 3, nº 55, Centro, de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas, período em que recebem café da manhã, almoço, café da tarde. Toda alimentação é produzida no local. O CMAC oferece aos cegos atividades externas e internas.

Pular para o conteúdo