Em novembro será realizada conferência estadual.
Quarenta e cinco propostas foram aprovadas na quarta Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Rio Claro, realizada na sexta-feira e sábado (22 e 23). Com o tema “Os Desafios de Envelhecer no Século XXI e o papel das políticas públicas”, a conferência reuniu cerca de 150 pessoas na Philarmônica para debater políticas públicas para os idosos.
“Ações são mais importante que palavras, por isso estamos trabalhando e já colhendo resultados, como a implantação da segunda unidade do Centro Dia do Idoso e Núcleo de Orientação ao Idoso, serviços importantes para atender este público”, destacou o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria. “O respeito aos idosos é também uma maneira de respeitarmos a história da cidade, que eles ajudam a construir”, resumiu o prefeito durante a abertura do evento.
A partir de quatro eixos de discussão, foram levantadas propostas abrangendo não apenas o âmbito municipal, mas também estadual e federal. “Temos que ouvir os idosos para podermos entender suas necessidades e trabalharmos no desenvolvimento de políticas públicas para melhor atendê-los”, comenta Erica Belomi, secretária do Desenvolvimento Social.
Cristiano Cassoli Rubini, presidente em exercício do conselho, avaliou como muito positivo o resultado das discussões. “Foram levantadas importantes propostas e a discussão terá continuidade na conferência estadual”, pontuou. A conferência foi finalizada com a eleição de Aleardo José Martins, que representará o município na conferência estadual, marcada para novembro.
Os quatro eixos que nortearam as discussões foram: Direitos fundamentais da contribuição/efetivação de políticas públicas; Educação: assegurando direitos na emancipação humana; Enfrentamento de violação dos direitos humanos da pessoa idosa; e Os conselhos de direitos: seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação de políticas públicas.
Da abertura da Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa também participaram o vereador Geraldo Voluntário e Néia Magalhães, assessora municipal de Políticas Públicas para os Idosos.