MENU

accessible_forward Acessibilidade
13 de julho de 2011 Desenvolvimento Social

Conferência discute direitos relativos à alimentação adequada e saudável

Prefeitura de Rio Claro, por intermédio da Secretaria Municipal de Ação Social, realiza na sexta-feira e sábado (15 e 16) a II Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, com o tema Alimentação Adequada e Saudável: Direito de Todos. O evento é voltado à sociedade civil, com abertura oficial no auditório das Faculdades Claretianas nessa sexta-feira às 19 horas. Os trabalhos prosseguem no sábado das 8 às 13 horas no auditório do Núcleo Administrativo Municipal – NAM.

O evento tem como objetivos avaliar as ações desenvolvidas no município pelas diversas secretarias da prefeitura envolvidas com o tema, levantar as dificuldades encontradas na efetivação do direito à alimentação adequada e propor caminhos para as políticas públicas municipais voltadas à Segurança Alimentar e Nutricional.

“A Conferência é um momento onde a população é consultada, ajudando a compreender como as ações governamentais são desenvolvidas no município e auxiliando na melhoria dessas ações”, diz o diretor de Planejamento e Políticas Intersetoriais Paulo de Tarso Hebling Meira.

Durante a abertura oficial do evento será realizada mesa redonda com o tema Segurança Alimentar e Nutricional no Município de Rio Claro. Já no sábado, após a leitura e aprovação do regimento interno, serão formados grupos de trabalho que discutirão o tema Segurança Alimentar e Nutricional e Direito Humano à Alimentação Adequada, para aprovação e votação das propostas.

Ainda durante a conferência será formada uma comissão que terá por finalidade a reestruturação e ativação do Conselho Municipal de Segurança Alimentar – Comsea. Haverá, ainda, apresentação e votação das moções e eleição dos delegados que deverão participar da IV Conferência Estadual de Segurança, prevista para acontecer entre os dias 13 e 15 de setembro.

O evento em Rio Claro é uma parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea). As Conferências de Segurança Alimentar e Nutricional têm como objetivo final criar um pacto de adesão para o combate à fome, por meio da construção de compromissos para implementação da Política e do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) nas três esferas de governo.

Pular para o conteúdo