O evento destaca o tema “Mobilizando, Implementando e Monitorando a Política e o Plano Decenal de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes nos Estados, no Distrito Federal e nos Municípios”
A Prefeitura Municipal, por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA e da Secretaria Municipal de Ação Social – realiza a 9ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente na próxima segunda-feira (24). O evento será realizado das 7h30 às 17 horas, no Centro Cultural Roberto Palmari, e tem como objetivo mobilizar os diversos atores do Sistema de Garantia dos Direitos e a população em geral para implementar e monitorar a Política Municipal e o Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes.
Cabe às conferências municipais discutir a construção das diretrizes, princípios e objetivos estratégicos do Plano Decenal, elaborados por um grupo intersetorial formado por 13 Ministérios e quatro conselheiros da Sociedade Civil, a partir das 68 diretrizes aprovadas durante a 8º Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Representando o Conanda, o advogado, ex-conselheiro Ariel Alves proferirá palestra com o tema da Conferência. Atualmente Ariel é presidente da Comissão Nacional da Criança, do Adolescente e do Idoso no Conselho Federal da OAB, presidente da Fundação Criança de São Bernardo do Campo e Coordenador do Grupo de Trabalho Criança Prioridade 1 no Consórcio Intermunicipal do ABC.
Durante a Conferência, a assistente social Célia Cristofoletti, ex-secretária de Ação Social, assessora da Secretaria de Governo e articuladora do programa Prefeito Amigo da Criança fará uma apresentação do Orçamento da Criança e do Adolescente – OCA.
Com a intenção de envolver nessa discussão o maior número de pessoas possível, foram programadas seis pré-conferências em diversos pontos do município. Quatro dela já foram realizadas: dia 17 no Senai, dia 18 no Centro Municipal de Convivência Jardim Bandeirantes, dia 19 na sede da Guarda Mirim e na Escola Agrícola.
Nessa quinta-feira (20) serão realizadas mais duas pré-conferências: uma às 7h30, na Escola João Negrão e outra às 18 horas, na Paróquia do Espírito Santo.