A Secretaria Municipal de Ação Social (SMAS), por intermédio do programa de Economia Solidária, realizou na última quinta-feira (22) o Fórum Mensal de Economia Solidária referente ao mês de novembro. O evento mobilizou mais de 50 pessoas, dentre elas artesãos, empreendedores do ramo alimentício e entidades de fomento. O presidente do Conselho do Idoso Antonio Carlos Riani Costa e alunos da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP também estiveram presentes.
Para Lucia Maria Janieri (55), que trabalha com Renda Turca e MDF há sete anos, os artesãos devem participar regularmente dos fóruns, pois desta forma “podem adquirir mais conhecimento a respeito das leis, o que é extremamente importante para que se saiba o que fazer ou não em uma feira e eventos similares, fazendo valer seus direitos”.
“As reuniões estão melhorando com o passar do tempo”, disse Josefa Pereira (61), integrante do grupo Colméia Azul e artesã de Macramê. “É muito importante comparecer a esses fóruns, para tirar dúvidas e poder regularizar as feiras”, completou Josefa.
A reunião teve como pauta principal a Lei nº 4036 de 08 de Março de 2010, conhecida com Lei de Economia Solidária, e as futuras eleições para o Conselho Municipal de Economia Solidária – COMES, previstas para o próximo fórum em janeiro.
De acordo com o Artigo 21 da referida lei, o COMES deve ser composto por: seis representantes do setor público, distribuídos entre os níveis municipal, estadual e federal; seis representantes da sociedade civil integrantes de empreendimentos da economia solidária existentes no município de Rio Claro e seis representantes de entidades civis que atuem na assessoria, apoio ou fomento à economia solidária no município.
Para Marta Ceccato, diretora de Planejamento Social da SMAS, a eleição do conselho tem por objetivo o de “contribuir para a participação e o controle social, possibilitando avaliar o andamento dos projetos e sugerir medidas que contribuam para qualificar a execução das atividades e alcance dos resultados”.
Em breve será divulgado o edital com mais informações sobre quem pode se inscrever para integrar o Conselho.
Durante o evento foram repassadas, ainda, informações sobre a Oficina de Biojóias, com início previsto para os últimos dias 23 e 24 de novembro, que terá o total de seis encontros. O arte educador é José Carlos dos Santos, conhecido como “Carlos da Mata”, e o conteúdo programático das aulas inclui pesquisa, colheita e seleção do material; perfuração das sementes; tingimento e impermeabilização ; noções de comercialização, economia solidária e comércio justo solidário.
Os presentes ao Fórum participaram também da Feira de Trocas Solidária, aproveitando para trocar um objeto sem uso em sua casa (CD’s, bolsas, livros, etc) por outro mais interessante.