Na segunda-feira (24) a Secretaria Municipal de Ação Social de Rio Claro ealizou gincana cooperativa entre os usuários do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Novo Wenzel/Bonsucesso, com o intuito de mostrar como funcionam as diferentes maneiras de se relacionar com a economia solidária. A gincana foi realizada por meio da empresa Ecosbio – Projetos Agroindustriais e Ambientais.
A ação faz parte do convênio assinado entre a prefeitura e Ministério de Trabalho e Emprego, por meio da Secretaria Nacional de Economia Solidária. Tem como finalidade fomentar o desenvolvimento sustentável e solidário nos territórios de abrangência dos Cras por meio da implantação e consolidação de ações integradas de economia solidária.
Durante a gincana foram desenvolvidos jogos e atividades, que buscavam explorar e mostrar as habilidades desenvolvidas pelos jovens presentes. Após o encerramento das atividades, foi possível traçar um paralelo entre o que foi apresentado pelos usuários e as ações desenvolvidas pelos projetos de economia solidária.
Merlin Oliane, gestora de projetos da Ecosbio, explica a importância da gincana: “O objetivo da gincana é sensibilizar a população sobre como funciona e o que é a Economia Solidária. Depois dessa divulgação, serão feitas atividades mais intensivas, para desenvolver os potenciais de geração de renda.”
O assistente social, Cleber Scaglia, comentou a expectativa em relação à gincana. “Esses eventos são bons para trabalhar o vínculo familiar e sustentabilidade. É importante para o trabalho assistencial”.
O usuário José da Silva diz ter adorado a gincana: “Muito bom. Parece que a tarde voa em um piscar de olhos”.