O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Região Jardim Panorama, por meio da Secretaria Municipal de Ação Social, realizou dois eventos nesta semana. O primeiro, em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo, foi um passeio à Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade, onde usuários e suas famílias visitaram o Museu do Eucalipto. Na quinta-feira, houve uma confraternização no Centro Dia do Idoso.
O passeio à Floresta empolgou os usuários, que se viram envolvidos num tipo de lazer diferente daqueles a que estão acostumados. Embora residentes em Rio Claro, muitos deles não conheciam o local.
O usuário Sidnei Fernando comentou que o Cras proporciona a ele oportunidades de conhecer locais diferentes: “Esse passeio é a coisa mais importante que eu já tive na minha vida. Eu tinha vontade de conhecer a Floresta Estadual e realizei esse sonho”.
Laura Monteiro da Silva disse: “Estou vivendo um momento emocionante, pois nasci praticamente na floresta e foi um lugar onde meus pais viveram. E hoje por meio do Cras estou vivendo aqui um momento de lazer e descontração”.
Gabriel de Araujo, monitor ambiental da floresta estadual, falou que muitos moradores de Rio Claro não conhecem a história e cultura da cidade por viverem afastados do centro, isolados em seus bairros ou comunidade. “Há uma rica linha do tempo desde a época do café até hoje, onde o horto se tornou uma floresta estadual. Tentamos passar aos visitantes estes fatos históricos, ao mesmo tempo que procuramos integrá-los ao meio ambiente”.
O monitor ressalta a importância da prefeitura estar se preocupando com as pessoas com mais vulnerabilidade: “Se não houver uma ponte, um estímulo que traga as pessoas para cá, elas vão continuar isoladas nos seus meios e sempre vão achar que a floresta é um lugar inalcançável”.
Ieda Gomes da Silva Costa, Coordenadora do Cras Jardim Panorama, afirmou que o objetivo dos dois eventos foi proporcionar a integração entre os usuários e dar a eles momentos de lazer e descontração. “Em continuidade à integração com o passeio na Floresta, realizamos no Centro Dia do Idoso uma confraternização com o tema Festa da Família, em substituição a festas específicas como o dia das mães e dias dos pais, pois atualmente as famílias não são formadas apenas por pais, mães e filhos, sendo que muitas crianças e adolescentes são criados por parentes. Buscamos neste evento juntar todos e realizar uma dinâmica para que a família seja unida e conviva com paz e união”.
A usuária do Cras Flavia Karina, que participou da confraternização comentou: “Nesses eventos tenho a oportunidade de estar aprendendo coisas novas. Somos orientados da importância de dar valor à família e tratá-la com muito amor, união e paz. O convívio com outras famílias é interessante para trocarmos experiências que podem nos ajudar a solucionar problemas comuns entre nós”.
Vinculado à Secretaria de Ação Social de Rio Claro, o Cras Panorama atende aproximadamente mais de 250 famílias por mês e alcança a média de 5.000 famílias atendidas por ano. A maior demanda é por mulheres, pois elas têm maior iniciativa para procurar ajuda.