O projeto oportuniza à população a inclusão nos programas sociais de geração de renda
Os moradores do Distrito de Ferraz têm um compromisso inadiável nesta quarta-feira (27): atender ao chamado do projeto “CRAS que vai até você”, que será realizado das 9 às 16 horas no Conjunto Poliesportivo Roberto Moretti (Centro de Convivência de Ferraz), situado à Avenida 4, nº 451.
Realizado pela Secretaria Municipal de Ação Social, por meio do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS Jardim Independência, o projeto tem como objetivo principal realizar uma busca ativa entre os moradores da região, para a inclusão destes nos programas sociais de geração de renda. Aos participantes será oferecido, ainda, a oportunidade de inscrever-se para posterior encaminhamento do Cadastro Único.
No dia 13 de abril último, o projeto “CRAS que vai até você” foi realizado no espaço de festas da Quase Paróquia de Santo Antonio, no Distrito de Ajapi. Nos períodos da manhã e da tarde foram atendidas 101 famílias, as quais não tinham condições de efetuar inscrições nas unidades fixas do CRAS.
Maycon Ferrazoli, da Subprefeitura de Ferraz diz que o atendimento do CRAS em Ajapi favoreceu o acesso das famílias aos programas sociais. “Este atendimento foi de extrema importância para as pessoas desta comunidade, pois possibilitou o contato com as assistentes sociais, psicólogas, que puderam orientar e esclarecer suas dúvidas. A população ficou satisfeita em saber que o CRAS estava presente em seu dia a dia”.
Na avaliação de Erivalda Deodato dos Santos (30), do lar, o “CRAS que vai até você” é importante, pois dá oportunidade de inclusão em programas que ajudam na renda familiar. “Estávamos precisando muito disso”, completou. Já a moradora Paula Cristina de Oliveira (28), do lar, disse que “é bom receber esse serviço, principalmente porque tenho crianças e não posso estar me deslocando”.
Segundo a secretária municipal de Ação Social Luci Helena Wendel Ferreira o “CRAS que vai até você” é a continuidade do projeto piloto com o nome de “CRAS Itinerante”, que poderá efetivar-se nos distritos de Assistência, Ajapi, Batovi, Ferraz e Itapé, visando o resgate da qualidade de vida das famílias e de seus direitos como cidadãos.
A primeira edição do ‘CRAS Itinerante’, realizado pelo Centro de Referência de Assistência Social – CRAS Independência ocorreu em outubro de 2009, recebeu mais de 150 pessoas nas dependências da igreja de Ajapi, todas moradores do próprio distrito, do distrito de Ferraz e do Condomínio Alan Grey. Foram atendidas pelo programa Bolsa Família 79 pessoas e muitos delas, juntamente com outros moradores, participaram de palestras, oficinas educativas, oficina de culinária, orientação psicossocial, encaminhamentos e documentação.