MENU

accessible_forward Acessibilidade
21 de março de 2014 Desenvolvimento Social

Crianças do CMC Jardim Bandeirantes caminham pela paz

O Centro Municipal de Convivência – CMC Jardim Bandeirantes realizou nesta sexta-feira, 21, caminhada pela paz nas ruas do bairro com crianças e adolescentes do CMC. O objetivo foi conscientizar os participantes sobre a importância do respeito ao próximo e da paz no cotidiano de cada um, incentivando a felicidade e as relações de harmonia com os familiares, amigos, vizinhos e demais moradores do bairro. No dia 1º de janeiro, instituído como Dia Mundial da Paz, os usuários do Projeto estavam em férias e não puderam comemorar.

Durante duas semanas as monitoras debateram o tema com as crianças e as instruíram sobre como evitar a violência e promover a paz, levando sempre em conta o princípio de que é preciso, antes, se respeitar para conseguir respeitar o próximo.

A partir desta ideia foram confeccionadas as faixas conduzidas durante a caminhada, utilizando as palavras dignidade, paz, amor e felicidade. O desenho de uma mão, com traços faciais característicos de diferentes raças, representadas em cada um dos cinco dedos, ressaltou o propósito de rebater preconceitos e valorizar a importância da união de todos para a paz mundial. As crianças ficaram felizes quando, durante a caminhada, pessoas paravam para ouvi-las cantar, em um dialeto africano, baba baba cauna, ou seja, ofereço minha amizade a você.


Tainá Barroso de Oliveira (8) participou da passeata e deu sua opinião sobre o sentido da paz: “A gente aprende a respeitar o próximo, com isso transmitimos a paz. E é importante, porque passamos para nossa família também.” Meire Teixeira de Barros, monitora do CMC, fala de seu trabalho com as crianças: “Passamos para elas que, se tiverem bom comportamento, se tratarem bem o colega, se tiverem amor, compaixão com o próximo e compreensão, eles terão paz, porque ela parte de dentro para fora. Se estivermos em paz conosco, estaremos em paz com os outros e seremos mais tolerantes”, afirma.


“Por meio das crianças podemos transmitir a ideia de termos menos violência nesta região”, comenta a coordenadora do CMC Daniela Grisotto. “As crianças de hoje serão os adultos de amanhã. Portanto, se quisermos uma sociedade da paz devemos trabalhar desde pequenos para colher bons frutos futuramente.” Como representante da Secretaria de Ação Social, Elaine Siqueira da Silva observou a importância de conscientizar os pequenos usuários do projeto. “Temos que trabalhar com as crianças temas que resgatem o sentido da humanidade. Quando falamos de paz, falamos também de solidariedade e de outros tipos de relações humanas positivas” explicou.


No final da caminhada os participantes se reuniram na praça do Jardim Bandeirantes, que fica na área central do bairro, para um momento de descontração e lazer com direito a piquenique, música e muita paz.

Pular para o conteúdo