O projeto Acolher Bombeiros realizou na última terça-feira (5), um Café da Manhã em homenagem aos integrantes do 1º Posto do Corpo de Bombeiros de Rio Claro, pelo Dia do Bombeiro, comemorado em todo território nacional no dia 2 de julho, desde 1954.
Participaram do evento 37 integrantes da corporação, vereadores Juninho da Padaria e Julinho Lopes, representantes da vereadora Maria do Carmo Guilherme, da Casa Transitória e da Secretaria Municipal de Ação Social, em integração com 60 crianças e adolescentes do Projeto.
Na oportunidade, as crianças e adolescentes apresentaram número musical e distribuíram, aos bombeiros, presentes confeccionados com materiais recicláveis durante as oficinas de artesanato realizadas no local.
Desenvolvido pela Secretaria de Ação Social em parceria com a Casa Transitória “Verdade e Luz”, o Projeto Acolher Bombeiros atende a 60 crianças e adolescentes na faixa etária entre 10 a 15 anos. Desenvolve um conjunto de ações sócioeducativas (esporte, lazer e reforço escolar) no contra turno da escola, com objetivo de retirar crianças e adolescentes do trabalho precoce.
Para a secretária municipal de Ação Social Luci Helena Wendel Ferreira, o evento foi uma excelente oportunidade para os integrantes do projeto que puderam, com ações bem simples, expressar o respeito e a admiração pelos profissionais. “O Projeto Acolher Bombeiros é uma ação diferenciada do município, no qual são incentivadas ações conjuntas com os bombeiros, dentre elas atos cívicos da corporação, para que as crianças e adolescentes possam conhecer melhor a profissão e projetar seus sonhos para o futuro”.
Dia do Bombeiro
A escolha do dia 2 de julho como Dia do Bombeiro deve-se ao fato de que foi neste dia, no ano de 1856, que o Imperador D. Pedro II assinou o Decreto Imperial nº 1.775, que regulamentava, pela primeira vez no Brasil, o serviço de extinção de incêndio. O badalar dos sinos alertava homens, mulheres e crianças que ficavam em fila e, do poço mais próximo, passavam baldes de mão em mão, até chegarem ao local que estivesse em chamas.
Para oficializar a importância do bombeiro, por decreto do Presidente da República João Café Fillho (Café Filho (1954/1955), desde 1954, todo 2 de julho deve ser dedicado a homenagear esses profissionais, sensíveis às necessidades do próximo e engajados no desejo de servir bem a comunidade.