Usuários do Centro Municipal de Convivência – CMC Residencial das Flores, vinculado à Secretaria Municipal de Ação Social, participaram na última quinta-feira (03) de uma palestra educativa sobre saúde bucal promovida pelo SEST/SENAT. O objetivo do evento foi orientar os participantes sobre a necessidade de uma escovação correta, em prevenção a doenças bucais.
A palestra foi ministrada por Renata Alves, dentista do SEST/SENAT, que interagiu com os jovens e explicou como prevenir problemas como o tártaro, placa bacteriana, cárie, gengivite (infecção na gengiva) e periodontite (enfraquecimento dos dentes).
Por meio de imagens explicativas foi possível orientar os jovens a escovar os dentes logo após consumir doces, escovar os dentes no mínimo três vezes por dia, ir ao dentista de seis em seis meses e passar fio dental ao menos uma vez por dia. Também foi ensinada a maneira correta de se escovar os dentes.
A dentista explica que é importante conversar com as crianças desde pequenas. “A conscientização sobre a escovação é fundamental para as doenças serem evitadas”.
Barbara Gomes, coordenadora do CMC, diz que todos os anos a equipe procura reforçar esse tema. “Orientamos sobe a escovação dos dentes após cada refeição. Isso faz com que nossos usuários se habituem”, comenta.
Raquel Alves de Oliveira, pedagoga do CMC, explica que a conscientização feita pela entidade no dia a dia ou por meio de palestras tem como finalidade reforçar os trabalhos feitos pelas famílias, complementando a importância de uma boa higiene bucal.
Sobre esse assunto, a Pesquisa Nacional de Saúde Bucal – Projeto SBBrasil 2010 foi realizada nas 26 capitais estaduais, no Distrito Federal e em 150 municípios do interior de diferentes portes populacionais, examinando 37.519 indivíduos, pertencentes às faixas etárias de 5, 12, 15 a 19, 34 a 45 e 65 a 74 anos. O levantamento aponta que aos cinco anos de idade, 46,6% das crianças brasileiras estão livres de cárie na dentição decídua e, aos 12 anos, 43,5% apresentam a mesma condição na dentição permanente. Nas idades de 15 a 19 o percentual foi de 23,9%.
Sobre o CMC Residencial das Flores
O Centro Municipal de Convivência – CMC Residencial das Flores, atende hoje 80 crianças e adolescentes na faixa etária de seis a 15 anos, em dois períodos alternados, em regime extra- escolar.
Vinculado ao Centro de Referência de Assistência Social – CRAS Região Jardim Independência, por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, tem como objetivo atender as famílias em situações de vulnerabilidade e risco social, com ações voltadas às crianças, adolescentes e familiares.
O serviço oferece diversos tipos de atividades, dentre elas dinâmicas que trabalham valores, autoestima e interação do grupo; Projeto Meio Ambiente, que ensina a plantar e cuidar de uma horta; Oficinas de Artes Manuais, de Contação de Histórias e também uma oficina para a criação de um jornal para a comunidade; Cantinho da Leitura; Dança; Música e Teatro.
O atendimento é feito por uma equipe composta por coordenadora, instrutora social, quatro técnicas em desenvolvimento social (TDS), auxiliar de jardinagem, duas auxiliares gerais e uma cozinheira, no período das 7h30 às 11h30 e das 12h30 às 16 horas, na Rua 9 nº 737 – Jardim das Flores.