Governo municipal e Senai qualificam mais de 140 pessoas no primeiro semestre
Os esforços do município em transformar assistencialismo em oportunidade estão dando certo em Rio Claro. Somente no primeiro semestre de 2010 a Prefeitura, por intermédio do Fundo Social de Solidariedade e da Secretaria de Ação Social, formou mais de 140 pessoas em cursos realizados no Centro de Qualificação Profissional e Inclusão produtiva, oferecidos em parceria com o Senai-SP.
Muitas pessoas formadas nos últimos cursos já estão trabalhando, como é o caso de Rosilene Aparecida Rodrigues, que recebeu o certificado de conclusão de curso no último dia 6 de agosto. “Logo após a conclusão do curso de Costura Industrial – Máquina Reta e Overloque, fui chamada para uma entrevista em uma confecção, por intermédio do Centro de Qualificação Profissional e do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), e já estou trabalhando”, comenta. “Este emprego veio em ótima hora, uma vez que tenho dois filhos e meu marido está desempregado”, acrescenta.
Já a formanda Alessandra Aparecida Pilon tinha o sonho de ter sua própria empresa e contribuir com a renda familiar. Após o término do curso Costura Industrial – Máquina Reta e Overloque, já está produzindo para terceiros. Alessandra conta que nunca havia “pilotado” uma máquina de costura, mas as 160 horas de aprendizagem foram decisivas em sua vida. “Após terminar o curso comprei uma máquina de costura industrial e passei a costurar para uma empresa, conquistando assim minha independência profissional e ganhando quase igual ao meu marido”, comemora.
Para Rosana Pinhatti Altimari, presidente do Fundo Social de Solidariedade, os resultados mostram a importância de se investir em cursos do gênero a partir de pesquisas que apontem as verdadeiras necessidades do município: “Só assim podemos oferecer cursos que atendem à demanda da população, com oportunidades reais de inserção no mercado de trabalho”
Realizados dentro do Programa de Inclusão Social e Produtiva, foram oferecidos no primeiro semestre de 2010 cursos nas áreas de costura industrial, modelagem de roupa, panificação e confeitaria, e impressor de off-set.
Após o término de cada curso, os alunos participaram de palestras com foco nos temas Empreendedorismo e Micro Empreendedor Individual, realizadas pelo SEBRAE-SP, além de receberam informações sobre credito com o Banco do Povo. Os alunos também são encaminhados ao Posto de Atendimento do Trabalhador (PAT).
Atualmente o Centro de Qualificação profissional atende a 108 alunos dos cursos Tapeçaria em Moveis, Costura Industrial, Modelagem de Roupas e Supervisora de Produção para Confecção. Ainda neste segundo semestre o número de alunos deve aumentar com a oferta de cursos nas áreas de Panificação e Confeitaria, Mecânico de Máquinas de Costura e Artesanato em PET, entre outros.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3524-2582 ou pessoalmente na rua 4, 3311 – Vila Operaria.