MENU

accessible_forward Acessibilidade
22 de outubro de 2013 Desenvolvimento Social

Dança de salão marca comemoração do CRAS Bairro do Estádio

Durante o evento grupos de idosos ali representados receberam um exemplar do Estatuto do Idoso, impresso recentemente pela Secretaria Municipal de Ação Social, por meio do CREAS

Stela Aparecida de Campos Nardini e seu cavalheiro, Antonio Nardini, são o que se pode chamar de um autêntico casal pé de valsa. Eles, entre outros casais, participaram da dança que aconteceu durante a comemoração do Dia Internacional da Terceira Idade, organizada pelo Centro de Referência de Assistência Social – CRAS Região Bairro do Estádio, no salão da Paróquia de Bom Jesus. O evento, realizado dia 17 deste mês, mostrou aos presentes que o exemplo do casal Nardini está ao alcance de todos os idosos, ensinando que nunca é tarde para se exercitar.

“Meu marido sofreu infarto e AVC. O médico disse que a melhor coisa que ele fez foi procurar a dança. Mas, todos podem se exercitar com o que gostam”, comenta Stela. Além da dança, a festa contou com outros tipos de atividades, como bingo e entrega aos grupos de idosos de um exemplar do Estatuto do Idoso, impresso recentemente pela Secretaria Municipal de Ação Social, por meio doCentro Especializado de Assistência Social – CREAS.

A equipe do CRAS Bairro do Estádio, coordenada por Berenice Altarugio esteve sempre presente, incentivando os usuários e convidados. Dentre os incentivadores, o presidente do Conselho Municipal do Idoso, Antonio Carlos Riani Costa, representando a Secretaria Municipal de Ação Social. Riani disse que “precisamos nos importar mais com os mais velhos, pois, muitas vezes, eles são invisíveis aos nossos olhos”. E ainda alertou: “85% dos problemas mais frequentes entre os idosos estão nas quedas, por isso, além do cuidado que eles devem tomar, é importante que a família colabore e elimine barreiras ou objetos que possam causar tropeços ou quedas”.

Durante a comemoração, usuários do Programa Ação Jovem juntaram-se aos idosos para participar da festa, construindo uma tarde alegre e descontraída. Coube a estes adolescentes prestar homenagem aos representantes de cada grupo da 3ª idade de diferentes bairros da cidade, entregando-lhes o Estatuto do Idoso para que todos seus integrantes conheçam melhor e exerçam seus direitos.

Maria Verônica Gervásio (75) comenta que o grupo que ela frequenta há mais de dez anos está participando pela primeira vez das atividades do CRAS: “O grupo Esperança tem 26 anos, e é muito importante para o nosso dia-a-dia. Poder participar desta festa no CRAS é maravilhoso.”

O Dia Internacional da 3ª idade é marcado pelos 10 anos do Estatuto do Idoso, celebrado em 1º de Outubro. Segundo o Guia Serasa de Orientação ao Cidadão, o Estatuto do Idoso foi aprovado em setembro de 2003, após sete anos tramitando no Congresso. O referido guia informa, ainda, que o estatuto foi sancionado pelo Presidente da República no mês seguinte, ampliando os direitos dos cidadãos com idade acima de 60 anos. Mais abrangente que a Política Nacional do Idoso, lei de 1994 que dava garantias à terceira idade, o estatuto institui penas severas para quem desrespeitar ou abandonar cidadãos da terceira idade.

Pular para o conteúdo