MENU

accessible_forward Acessibilidade
30 de junho de 2011 Desenvolvimento Social

Desfile de Moda Caipira agita participantes do Arraial Junino no Programa PróJovem

Mais de 100 jovens reuniram-se na de sede do Projeto PróJovem/Adolescente no último dia 21 de junho para um Arraial Junino, com direito à comida típica, música, dança, casamento caipira e muito mais. A novidade foi o Desfile de Moda Caipira, que animou os jovens e adolescentes. Vinculado à Secretaria Municipal de Ação Social, o Pró Jovem/Adolescente atingiu plenamente as expectativas de proporcionar lazer, interação e descontração aos jovens.

Os primos Larissa Sousa Ferreira (16) e Mateus Sousa Carvalho de Jesus (14) divertiram-se com os papeis de noiva e de noivo, encenação típica da festa. A jovem reside na Vila Olinda, conheceu o projeto por meio de uma amiga de sua mãe em outubro do ano passado e, desde então, freqüenta as oficinas, tendo como preferidas as aulas de hip-hop, artesanato e música. “Não gosto de faltar, isso só acontece quando tenho problemas de saúde”, disse a adolescente. “Estou adorando o arraial, como tudo que faço aqui. Fiz amizades e aprendo muito com as oficinas”, completou.

Mateus conheceu o Pró-Jovem por meio da prima, e participa das atividades há dois meses. “O arraial está ótimo e deixa a gente mais alegre. Tudo que eu aprendo aqui, uso no meu dia a dia, seja em casa ou na escola. Por meio das oficinas de informática, descobri a paixão que pretendo assumir como profissão futuramente”, comenta o jovem.

Segundo a coordenadora técnica do PróJovem/Adolescente, Rosane de Lima Borges, a proposta do Projeto é oferecer instruções sócio-ambientais e outras atividades para prepará-los ao mercado de trabalho, orientando-os como se portar e como se vestir para uma entrevista de emprego, por exemplo. ”Entretanto, atividades de lazer e cultura, como o arraial, são exemplos de diversão sadia que fortificam os laços de amizade”, disse Rosane de Lima Borges, coordenadora técnica do projeto.

O PróJovem/Adolescente atende adolescentes e pré-adolescentes de 12 a 17 anos,residentes nos bairros atendidos pelo Centro de Referência de Assistência Social – CRAS Jardim Independência, e atualmente conta com 110 jovens participantes. A divulgação do trabalho da equipe é feita pela rede social e também prelos próprios jovens.

Pular para o conteúdo