MENU

accessible_forward Acessibilidade
27 de julho de 2010 Desenvolvimento Social

Economia Solidária ganha força em Rio Claro

Parceria entre Prefeitura e Unesp prevê ocupação das antigas dependências da Faculdade de Geografia, na Rua 10, visando a criação de incubadoras sociais do setor

A prefeitura de Rio Claro, por intermédio da Secretaria Municipal de Ação Social, e a Unesp, trabalham em parceria na área de Economia Solidária. No trabalho conjunto, a Unesp cede à Secretaria de Ação Social o espaço das antigas dependências da Faculdade de Geografia, na Rua 10com Avenida 30, para a instalação de incubadoras sociais de Economia Solidária.

A parceria prevê também o curso de pós graduação em Economia Solidária a todos os integrantes do programa com nível universitário. Outro compromisso da Unesp é construir, em conjunto com a Secretaria de Ação Social, o Mapa da Vulnerabilidade Social em Rio Claro. Para isso, acontece no dia cinco de agosto, uma quinta-feira, no auditório do Núcleo Administrativo Municipal, o primeiro seminário Mapeando Ações das Entidades Assistenciais de Rio Claro, voltado a todas as entidades e ONGs ligadas ao assunto, e demais interessados.

“A Economia Solidária é necessária para a efetiva integração de todos os cidadãos à sociedade, e é dever do município criar políticas públicas que garantam a iniciativa e continuidade de projetos neste sentido e que garantam qualidade de vida e dignidade humana”, diz a secretária municipal de Ação Social Luci Helena Wendel Ferreira.

Investimentos e realizações:

Desde o início de 2009 a Secretaria de Ação Social vem investindo na formação de uma equipe voltada à área de Economia Solidária, com o objetivo de formar grupos que atuem em conjunto para o desenvolvimento de trabalhos diferenciados, nos moldes da Cooperviva, o maior exemplo de sucesso nessa iniciativa. A Cooperviva é uma cooperativa de recolhimento, separação e tratamento de material reciclável que realiza importante também na área ambiental a partir da economia solidária.

A equipe de trabalho em Economia Solidária é coordenada atualmente pelo educador ambiental Valdemir dos Santos Lima. O grupo vem realizando diversos eventos, como rodas de conversa para as pessoas interessadas em participar de grupos solidários, feiras populares e feiras de troca, além de cursos de capacitação para diversos grupos que freqüentam os Centros de Referência de Assistência Social de Rio Claro CRAS), como oficina de Caixinhas de Papelão e Dècoupage, de Chocolate, de Salgados e de Artesanato, em geral.

Pessoas interessadas em participar de cursos de capacitação podem procurar os CRAS mais próximos de sua residência:

1 – CRAS Jardim Bandeirantes – tel. 3536-1745

2 – CRAS Jardim Brasília – tel. 3523-6734

3 – CRAS Jardim Independência – tel. 3535-4558

4 – CRAS Jardim Novo Wenzel/Bonsucesso – tel. 3523-8726

5 – CRAS Jardim Panorama – Em implantação

Skip to content