O Centro de Arte e Esporte Unificado – CEU Mãe Preta, que também abrigará o Centro de Referência da Assistência Social – CRAS Região Bairro Mãe Preta, realizou domingo (01) a eleição de seu conselho gestor. O objetivo do conselho é garantir maiores cuidados com o espaço, destinado ao lazer, cultura, esporte e também à assistência social.
Dezenas de pessoas da região passaram pelo local das obras na manhã de domingo, a exemplo do morador Hugo Corrêa, que comentou sobre a o novo espaço: “É muito importante para o pessoal do bairro que tenha um lugar para se descontrair, já que o bairro estava carente de um espaço como esse”.
O conselho terá 21 membros, sendo sete membros do poder público, sete da sociedade civil e sete de entidades da sociedade organizada, que tenham estatuto. Também foram eleitos 42 suplentes.
Além do Conselho Gestor, o CEU terá outros parceiros para que haja uma gestão compartilhada, como as secretarias municipais de Ação Social, de Cultura e de Esportes.
“As pessoas poderão desfrutar da biblioteca, cinema, sala de informática e outros equipamentos oferecidos no centro”, comenta a assessora da Secretaria Municipal de Cultura, Marielza de Araujo Ramos.
Lucimara Risso, assistente social da Secretaria Municipal de Ação Social, que vem desenvolvendo trabalho com moradores para conscientização sobre o uso do CEU, destaca que “é muito importante esse projeto que veio do Governo Federal, já incluindo um Cras, para que possamos acompanhar mais de perto nossa comunidade”.
A secretária de Ação Social, Luci Helena Wendel Ferreira, ressalta que ter um CEU que contenha um Cras no Mãe Preta, além de proporcionar atividades de lazer à população, vem reforçar o trabalho de acolhimento social naquela região: “Este será o 8º Cras de Rio Claro. Moradores da região nordeste do município, cujo atendimento é feito pelo Cras Independência, poderão recorrer a um equipamento mais próximo, onde serão atendidos e orientados na busca por qualidade de vida”.
Sobre o CEU
As obras do Céu são financiadas pelo Governo Federal, com contrapartida da Prefeitura. Com investimento de cerca de R$ 2,5 milhões, o projeto vai oferecer esportes, lazer, cultura, serviços sociais e Inclusão digital.
O complexo de Rio Claro está sendo construído entre os bairros Vila Verde e Mãe Preta, atenderá 13 bairros da cidade, beneficiando aproximadamente 30 mil pessoas dos bairros Mãe Preta, Vila Verde, Arco-íris, Vila Industrial, Jardim América, Jardim Vilage, Vila Cristina, São Miguel, Parque Residencial, Conjunto Residencial Oreste Armando Giovanni, Bandeirantes, Residencial Florença e Águas Claras.
O espaço multiuso terá uma área de 8,2 mil metros quadrados, sendo que três mil metros serão cobertos. Nele, a população terá acesso a cine-teatro, biblioteca, telecentro comunitário, Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), pista de skate, pista de caminhada, quadra poliesportiva coberta, auditório, equipamentos de ginástica, salas multiuso e áreas verdes.