O lançamento da Cartilha do CREAS – Construindo Juntos um Mundo de Paz, realizado na segunda-feira (21) no Núcleo Administrativo Municipal (NAM) emocionou o público. Além da palestra da cientista social Gabriela Schreiner, que focou a necessidade dos serviços da rede social estarem alinhados no trabalho de atendimento à família, o Grupo Napyév realizou apresentação da música de Tchaikovisk.
O evento foi organizado pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), vinculado à Secretaria Municipal de Ação Social e teve como objetivo o lançamento da cartilha, que visa divulgar os serviços oferecidos no CREAS e os projetos desenvolvidos pela secretaria, bem como a pela rede de atendimento socioassistencial do município e outros serviços.
O atendente do Centro de Atendimento Psicossocial “18 de Maio” – CAPS III, Gilberto Melo Cavalcante, achou o evento muito interessante e a cartilha ainda mais: ”Às vezes as pessoas têm dificuldades por não terem referências, e a cartilha vai incentivar as pessoas a procurar ajuda. O colorido da publicação é atraente e reforça o conteúdo. Os desenhos ajudam as pessoas com deficiência na leitura e o material de qualidade, aliado ao conteúdo, nos induz a guardá-la”.
Para a secretária municipal de Ação Social Luci Helena Wendel Ferreira, “além da emoção e da paz transmitida pelas crianças, o lançamento da cartilha foi um momento especial para toda equipe, autoridades e convidados presentes, pois é mais um passo no sentido de oferecer à comunidade o caminho certo para acessar os serviços que necessitam, sem dar muitas voltas”.
A vice prefeita e secretária de Governo Olga Salomão reconheceu a garra da equipe:“Se esta cartilha está saindo hoje é porque tem o empenho e o comprometimento de toda uma equipe. Desde que assumimos o Governo tivemos como meta mostrar que assistência social não é clientelismo político, e sim um direito do cidadão”.
Segundo Olga, a cartilha do CREAS vem reafirmar essa meta e o quanto é importante cuidar das pessoas: “A alegria que estamos sentindo é pela honra de dizer aos menos favorecidos que eles têm direitos e que faremos o possível para assegurá-los, oferecendo serviços que atendam a todos com dignidade”, completa.
Já a palestrante Gabriela Schreiner, declarou que levar informações sobre os direitos do cidadão é um marco importante para prevenir situações de vulnerabilidade e risco social. “Além do mais, a cartilha mostra claramente que a assistência social não se basta, possui interface com as demais políticas públicas desenvolvidas em departamentos cujos endereços estão estampados nesse material”.