Dentre os pontos positivos destacam-se parcerias com grandes empresas e a inclusão de usuários do CAPS, que passaram a produzir pães artesanais
Empreendimentos Econômicos Solidários (EES) comemoraram na quinta-feira (21), o encerramento de um ano vitorioso e a perspectiva de um ano novo promissor. Atendidos pelo Programa Municipal de Economia Solidária, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Ação Social em parceria com a Unesp, os empreendedores mostraram-se felizes como apoio da Prefeitura, que abre novos caminhos para suas atividades .
“O ano de 2013 junto à Economia Solidária foi tudo de bom para mim. Além de orientações sobre como conduzir o meu trabalho, adoeci diversas vezes e sempre tive uma palavra amiga e apoio que necessitava. Hoje, com tranqüilidade, comercializo produtos feitos por mim em dos quiosques da Rua 1”, conta a artesã Vilma da Silva Barbosa (48).
Nice Souza (51) é artesã no segmento de alimentação e confirma a opinião de Vilma: “O ano de 2013 na Economia Solidária foi ótimo! Com o apoio da Secretaria de Ação Social consegui um lugar em frente ao Shopping Rio Claro e já fiz muitos clientes. O Programa de Economia Solidária foi muito importante nas orientações de como colocar meus produtos no mercado com preço justo e ainda ter um bom lucro”.
A coordenadora do Programa, Flavia Codazzi, explica que foi um ano de muito trabalho, mas de muitas conquistas: “Dentre estas conquistas, podemos citar a parceria com grandes empresas situadas em Rio Claro, a inclusão de usuários do Centro de Atendimento Psicossocial – CAPS no Programa, o retorno para os quiosques da Rua 1 e grande participação de empreendimentos da região nos fóruns mensais. Todos esses pontos positivos fizeram com que o grupo se fortalecesse, tivesse mais oportunidades e confiança no trabalho que vem desenvolvendo dentro dos critérios e uma economia mais justa e solidária”.
Para a vereadora Raquel Picelli, que acompanha o grupo há muitos anos, o Programa de Economia Solidária foi fundamental para que os empreendimentos aprendessem a agir com mais autonomia, criatividade e espírito de luta: “Os grupos passaram a ter um relacionamento de amizade mais profundo e assim puderam fortalecer os vínculos para uma convivência em sociedade mais saudável e feliz”.
A vereadora destaca a importância do apoio da Secretaria de Ação Social, que “incentivada pelo Governo Federal faz com que outro tipo de economia tome corpo e aconteça de uma forma mais solidária em Rio Claro”.
O Programa Municipal de Economia Solidária atende atualmente mais de 120 EES nos segmento de artesanato e 10 no segmento de alimentação. A confraternização de encerramento do ano de 2013 ocorreu neste mês de novembro devido à extensa agenda dos empreendedores que, neste fim de ano ganharam novos pontos e oportunidades para comercializar seus produtos.
Agenda de dezembro:
01/12 – das 9 às 16 horas – Copa do Laço Branco e Vermelho no CSU Mitiko Nevoeiro
03/12 – das 19 às 21 horas na Unesp – I Intercria
04/12 – das 8 às 21 horas na Unesp – I Intercria
5 a 8 de /12 – da 9 às 21 horas – Supermercado Enxuto da V. Visconde de Rio Claro
05/12 – Oficina gratuita de artesanato – Supermercado Enxuto da V. Visconde de Rio Claro
16 a 22/12 – Jardim Público
26/12 – Oficina gratuita de artesanato – Supermercado Enxuto da V. Visconde de Rio Claro
26 a 29/12 – Supermercado Enxuto da V. Visconde de Rio Claro
NOTA: Os EES comercializam seus produtos também nos quiosques localizados na Praça do Artesão (em frente ao Shopping Rio Claro) e nos quiosques em frente à estação.